Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 28.11.2025 CAT: Notícias

Município abre processo seletivo para Visitador do Programa Primeira Infância Melhor

Inscrições podem ser feitas até o dia 2 de dezembro   A Prefeitura de Getúlio Vargas publicou o Edital nº 346/2025, que abre Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Visitador do Programa Primeira Infância Melhor (PIM). A seleção prevê uma vaga imediata e cadastro reserva. O edital detalha que o profissional atuará em atendimento domiciliar às famílias, orientando, acompanhando e estimulando atividades voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, gestantes e cuidadores. Entre as atribuições apresentadas estão visitas semanais, registro de atividades, acompanhamento das ações educativas, participação em reuniões e articulação com a equipe técnica do PIM. INSCRIÇÕES As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, até o dia 2 de dezembro de 2025, nos horários das 8h30min às 11h e das 13h30 às 16h. Os candidatos precisam comprovar escolaridade mínima de ensino médio completo e possuir Carteira Nacional de Habilitação categoria B. O processo seletivo inclui análise de documentação, avaliação de experiência e capacitação na área de educação e/ou saúde e/ou assistência social, conforme critérios de pontuação descritos no edital. A carga horária prevista é de 40 horas semanais. O trabalho do Visitador é essencial para fortalecer as políticas de atenção à primeira infância, garantindo acompanhamento contínuo e apoio às famílias atendidas pelo programa. O edital completo pode ser consultado junto à Prefeitura Municipal ou nos canais oficiais. Edital 346 do Proc Seletivo Visitador do Pim 2025

DATA: 25.11.2025 CAT: Administração

Município inicia entrega de telhas às famílias do interior atingidas pela tempestade de granizo

Vice-prefeito Dinarte Farias acompanha trabalho das equipes e reforça apoio imediato aos moradores   Menos de 24 horas após a forte tempestade de granizo que atingiu diversas localidades do interior de Getúlio Vargas na tarde de domingo (23), o município intensificou o atendimento emergencial às famílias afetadas. Logo após a entrega de lonas para cobertura provisória das casas, teve início, ainda na segunda-feira (24), a distribuição de telhas para a recuperação das residências mais danificadas. Os trabalhos, conduzidos por servidores da Secretaria de Obras e de outras pastas mobilizadas pela Administração Municipal, seguem em ritmo acelerado. As equipes percorrem as propriedades rurais, realizam o levantamento dos danos e organizam o repasse do material conforme a necessidade de cada família. O vice-prefeito Dinarte Farias acompanhou parte das entregas e destacou o empenho das equipes e a prioridade dada ao atendimento imediato. "Desde a noite de domingo, nossa orientação é atender as famílias atingidas com a máxima agilidade. Após finalizarmos a distribuição de lonas emergenciais, iniciamos as visitas técnicas nas propriedades. Hoje, já realizamos a entrega das telhas para auxiliar na recuperação dos lares. Toda nossa equipe está atuando em diferentes frentes para dar uma resposta rápida e responsável à população", afirmou. Dinarte reforçou que a Prefeitura seguirá atendendo todas as famílias que necessitam do material. Caso alguma residência atingida ainda não tenha sido visitada e não possua seguro, o morador deve entrar em contato com a equipe de coordenação para inclusão no atendimento. Contato para atendimento emergencial: (54) 9 9969-7258 – falar com Vagner. A Administração Municipal segue mobilizada, com ações contínuas na área rural, para minimizar os prejuízos e garantir apoio às famílias que tiveram danos estruturais em razão da tempestade. [gallery ids="30911,30909,30908"]

DATA: 25.11.2025 CAT: Notícias

Mutirão de Oftalmologia zera fila de atendimentos na microrregião de Getúlio Vargas

Iniciativa do SUS Gaúcho beneficiou cerca de 190 pacientes de 10 municípios do Norte do Estado   O município de Getúlio Vargas foi sede, nos dias 11 e 12 de novembro, de um mutirão de atendimentos oftalmológicos promovido pelo programa SUS Gaúcho, em parceria com o Centro Regional de Oftalmologia de Aratiba e a Coordenadoria Regional de Saúde. A ação reuniu pacientes de 10 municípios da microrregião e garantiu o atendimento de cerca de 190 pessoas, zerando a fila de espera por consultas oftalmológicas reguladas pelo sistema estadual GERCON. A 11ª CRS, por meio de seu coordenador Dimas Aldino Dandolini, teve papel essencial na aproximação entre o serviço especializado, o município e, consequentemente, toda a população da região. O Programa SUS Gaúcho tem como objetivo eliminar a fila de Oftalmologia Geral Adulto, reduzindo significativamente o tempo de espera para os pacientes que dependem do atendimento pelo Sistema Único de Saúde. Essa ação conjunta entre a Coordenadoria Regional de Saúde, Município e Prestador reforça o compromisso de todos em alcançar plenamente a meta central do programa. De acordo com Rafael Todescatto, administrador do Centro Regional de Oftalmologia de Aratiba e coordenador do mutirão, a iniciativa teve como objetivo aproximar o serviço especializado das comunidades do interior. "Getúlio Vargas é um município polo da nossa região e ofereceu uma estrutura ideal para receber os pacientes. Isso possibilitou um atendimento mais próximo da população, especialmente daqueles que teriam dificuldade de deslocamento até Aratiba", explicou. Para o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, a realização do mutirão em Getúlio Vargas reforça o compromisso da gestão com o acesso facilitado e humanizado aos serviços de saúde. "Essa ação trouxe resultados muito positivos, porque permitiu que os pacientes realizassem suas consultas aqui mesmo, sem precisar se deslocar até Aratiba. Isso representa economia, conforto e, principalmente, cuidado com a população", destacou. EQUIPAMENTOS E ESTRUTURA COMPLETA Os atendimentos foram realizados no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas, gentilmente cedido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, adaptado para receber toda a estrutura de um consultório oftalmológico. Foi disponibilizada a estrutura essencial de um consultório oftalmológico para a realização do mutirão. Os principais exames realizados foram a análise do fundo de olho e a refração, que auxiliam no diagnóstico de doenças oculares e correção de visão por meio da utilização de óculos, respectivamente. Todos os pacientes passaram por uma sequência de exames que proporcionam ao paciente um diagnóstico preciso, sempre focado na prevenção. "Todo o consultório foi trazido para cá, o que garantiu diagnósticos precisos e a qualidade dos atendimentos", destacou Todescatto. A maior parte do público atendido foi composta por adultos e idosos que necessitavam de correção visual. Casos mais complexos, como catarata e retinopatia diabética, também foram identificados e encaminhados para acompanhamento especializado. FILA DE ESPERA ZERADA Com o mutirão, todas as consultas reguladas pelo GERCON na região foram atendidas. "O que estava em fila foi zerado. A previsão é entrar em 2026 com uma demanda reduzida e tempos de espera muito menores", comemorou Todescatto. Segundo ele, cerca de 190 consultas foram realizadas durante os dois dias de trabalho. O médico responsável pelos atendimentos foi o Dr. Ricardo Madureira Queiroz, cirurgião oftalmologista que integra a equipe do Centro Regional de Oftalmologia de Aratiba, composta por especialistas de diversas áreas da visão. ATENDIMENTO HUMANIZADO E RESULTADOS POSITIVOS Durante os dois dias de mutirão, a taxa de comparecimento alcançou mais de 85% dos pacientes agendados presentes. "Esse percentual mostra o quanto a comunidade valoriza o serviço e a importância de trazê-lo para perto das pessoas. O saldo é positivo", concluiu o coordenador. A ação em Getúlio Vargas integra o esforço conjunto entre Estado, municípios e prestadores regionais para garantir acesso rápido e humanizado à saúde visual, fortalecendo a rede pública de atendimento especializado no Norte do Rio Grande do Sul. Municípios atendidos em Getúlio Vargas: Getúlio Vargas, Charrua, Estação, Ipiranga do Sul, Quatro Irmãos, Floriano Peixoto, Centenário, Carlos Gomes, Áurea e Erebango. [gallery ids="30848,30846,30844,30843"]  

DATA: 25.11.2025 CAT: Educação

Administração Municipal faz repasse da 2ª parcela de fomento às escolas que participam do Programa Municipal de Educação Fiscal 2025

Ao todo, neste ano, foram repassados R$ 17.500,00 em premiações para incentivar a Educação Fiscal nas escolas municipais de Getúlio Vargas   O projeto municipal de Educação Fiscal, iniciativa que existe na rede municipal de ensino desde 2014, já incentivou inúmeros estudantes sobre a importância dos impostos e tributos para o bom funcionamento dos serviços públicos. Os projetos são organizados a partir de um decreto orientador emitido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) e, a partir disso, posteriormente as escolas organizam seus projetos e atividades escolares. Em 2025 os valores repassados pela Secretaria Municipal da Fazenda, que faz parceria com a SMECD, teve aumento de R$ 250,00 por escola, sendo repassados, portanto, R$ 2.500,00 em duas parcelas de R$ 1.250,00 por semestre. As escolas podem utilizar os recursos conforme previsto no Plano de Ação Financeira (PAF) de cada projeto, após aprovação do Grupo Municipal de Educação Fiscal (GMEF) composto por servidores com conhecimento tributário e pedagógico. Os projetos são remetidos para a Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ – RS) os quais se transformam em pontos no Programa de Integração Tributária do Estado, o PIT. Na foto, as diretoras da EMEF Cônego Stanislau Olejnik, Rosangela Maria Nunes da Luz, e da EMEF 15 de Novembro, Lisiane Wietchikoski recebem do coordenador do Programa, professor David Anderson Zanoni, o cheque com a segunda parcela do projeto Educação Fiscal 2025.  

DATA: 25.11.2025 CAT: Educação

Finais do Campeonato Municipal de Futsal Adulto celebram uma grande noite de esporte em Getúlio Vargas

Quatro decisões movimentaram o Centro Esportivo Municipal e marcaram o encerramento do calendário 2025 da modalidade   O futsal getuliense viveu uma noite de festa e emoção na sexta-feira (14), quando o Centro Esportivo Municipal recebeu as finais do Campeonato Municipal de Futsal – Adulto 2025, competição promovida pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Com arquibancadas lotadas, transmissões ao vivo e grande participação de atletas e torcedores, o evento marcou o encerramento oficial da temporada. Ao longo da noite, quatro categorias definiram seus campeões, evidenciando o equilíbrio técnico, a competitividade e a tradição do futsal local. A programação reuniu equipes experientes, novos destaques e confrontos que empolgaram o público do início ao fim. Categoria Master O Los Guapos confirmou o favoritismo e conquistou o título, enquanto o tradicional XV de Novembro ficou com a segunda colocação. Categoria Veterano Em disputa marcada pela força e organização tática, o troféu foi para o Flamengo/Água Pura, de Tapejara. O Parceria FC garantiu o vice-campeonato. Categoria Feminina O Ideau Feminy demonstrou regularidade ao longo da competição e levantou a taça da categoria. A equipe da AFFAE, de Erechim, ficou na segunda posição. Categoria Livre Masculino Na final mais aguardada da noite, o EC Guarani/Mabel Bernardon superou o EC O Pai Tá On e sagrou-se campeão, encerrando com destaque a edição 2025. A noite contou com transmissão ao vivo do PVE Transmissões e cobertura fotográfica de Luciano Brusque, cujos registros podem ser acessados pelas plataformas digitais disponibilizadas pela organização. A Administração Municipal destacou o desempenho das equipes e o engajamento do público ao longo da temporada. Mais um capítulo da consolidação do futsal como uma das modalidades mais fortes do município, capaz de mobilizar atletas, famílias e torcedores em torno do esporte e da integração comunitária. Com a entrega dos troféus e o reconhecimento dos campeões, o Campeonato Municipal de Futsal – Adulto 2025 encerra com celebração, espírito esportivo e a certeza de mais uma edição bem-sucedida. SERVIÇO: Realização: Prefeitura de Getúlio Vargas | Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Transmissão: PVE Transmissões Fotografia: Luciano Brusque (@lucianobruschi) Blog: https://fotto.alboompro.com/ed9301f7-e058-4a41-a5d7-02ab96afdd36 https://www.fotto.com.br/final-do-campeonato-municipal-de-futsal-de-getulio-vargas/e/217172/   [gallery ids="30863,30862,30860,30859,30858,30857,30856,30855,30854,30853,30852,30851,30850,30849,30861"]

DATA: 24.11.2025 CAT: Administração

Trabalho de visitas continuará nesta terça-feira

A Prefeitura de Getúlio Vargas informa que as equipes das Secretarias de Assistência Social e de Obras, e da Defesa Civil trabalharam durante toda esta segunda-feira, 24, no levantamento dos danos causados pela forte chuva de granizo deste domingo, tanto nas residências quanto nas lavouras. Contudo, devido ao grande número de ocorrências registradas, não foi possível atender todas as famílias no primeiro dia de trabalho. A Administração Municipal reforça que as visitas continuarão nesta terça-feira, seguindo o cronograma técnico estabelecido. As equipes seguirão passando de casa em casa e de propriedade em propriedade até que todo o atendimento seja concluído. A Prefeitura informa ainda que a entrega de telhas permanece em andamento para as famílias que já receberam a visita das equipes e tiveram seu levantamento finalizado. Todas as equipes municipais seguem mobilizadas para prestar atendimento rápido e eficiente à comunidade rural. Em caso de dúvidas, os moradores podem procurar a Prefeitura Municipal.

DATA: 24.11.2025 CAT: Administração

Situação de Emergência é decretada em Getúlio Vargas após forte tempestade de granizo

Danos atingiram áreas urbanas e rurais; equipes municipais seguem mobilizadas   O Município de Getúlio Vargas decretou, nesta segunda-feira (24), Situação de Emergência em razão dos estragos causados pela intensa tempestade de granizo que atingiu a cidade e o interior no domingo, 23 de novembro, por volta das 16h. A medida foi oficializada por meio do Decreto nº 4.161/2025, assinado pelo vice-prefeito em exercício, Dinarte Afonso Tagliari Farias. O fenômeno climático provocou danos significativos em residências, galpões, estabelecimentos e lavouras, impactando dezenas de famílias e produtores rurais. Desde o primeiro momento, equipes da Administração Municipal, por meio da Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras, atuam no atendimento emergencial e no levantamento dos prejuízos. O decreto estabelece: Situação de emergência em toda a área urbana e rural do município. Mobilização da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMDEC) e dos órgãos de Assistência Social para atendimento imediato à população. Autorização para convocar voluntários e organizar campanhas de arrecadação de recursos destinados às ações de apoio aos atingidos. Permissão para que agentes da Defesa Civil e autoridades administrativas ingressem em residências, quando necessário, para garantir a segurança e evacuação de moradores em risco iminente, conforme previsto na Constituição Federal. Possibilidade de uso temporário de propriedades particulares para proteger vidas e bens, garantindo indenização posterior caso haja danos. O decreto tem vigência de 180 dias e formaliza os procedimentos necessários para acionamento do Sistema Nacional de Defesa Civil, conforme prevê a legislação federal. A Administração Municipal reforça que as equipes seguem em campo para avaliação dos danos e organização da distribuição de telhas às famílias afetadas. Produtores rurais com lavouras atingidas também estão sendo atendidos dentro do cronograma técnico definido. A Prefeitura orienta moradores e agricultores que já retiraram lonas ou registraram danos a aguardarem a visita das equipes municipais, que estão realizando o levantamento oficial para encaminhamento das próximas ações. A população pode buscar informações diretamente na Prefeitura Municipal.   4.161 Situação de emergência granizo

DATA: 24.11.2025 CAT: Administração

Famílias de Getúlio Vargas devem aguardar vistoria técnica em casa para liberação de telhas

A Prefeitura de Getúlio Vargas informa que as famílias que já retiraram lonas para proteção emergencial, assim como os produtores atingidos pela chuva de granizo, devem aguardar a visita das equipes do município. Técnicos das Secretarias de Assistência Social e de Obras e da Defesa Civil estão realizando o levantamento dos danos tanto nas residências quanto nas propriedades rurais. Após essa avaliação, será organizada a distribuição de telhas e o encaminhamento das medidas de apoio necessárias. A Administração Municipal reforça que todas as equipes estão mobilizadas para prestar auxílio à comunidade e aos produtores rurais com a maior agilidade possível. Em caso de dúvidas, procure a Prefeitura Municipal.