Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 28.08.2025 CAT: Educação

Nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Getúlio Vargas é eleita para o triênio 2025–2028

No dia 27 de agosto de 2025, foi realizada a eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Getúlio Vargas. A Professora Geni Ana Bonalume, que é representante dos Professores da Rede Pública Municipal do Ensino Fundamental, foi eleita presidente para um mandato de três anos, tendo como vice-presidente a Professora Helena Pokoieski representante dos Professores da Educação Inclusiva/Especial e, como secretária, Jéssica Aline Webber Soletti representante de Pais de alunos da Rede Pública Municipal. Com a nova composição, encerra-se o ciclo das professoras Luana Leticia Reffiel Menta e Daniela Hoffmann, que atuaram como presidente e vice-presidente, respectivamente, na gestão anterior. A professora Cidiane Troczinski, que ocupava a função de secretária, permanece integrando o Conselho como conselheira. A Secretária de Educação, Cultura e Desporto Luciane Spanhol Bordignon também estava presente na reunião. A professora Luana destaca a relevância do Conselho Municipal de Educação (CME) como um órgão fundamental para a construção e o fortalecimento da educação no município de Getúlio Vargas. Ela parabeniza a nova diretoria e deseja um mandato de muito sucesso e comprometimento com a qualidade da educação. [gallery ids="27814"]

DATA: 27.08.2025 CAT: Desenvolvimento

Getúlio Vargas promove palestra sobre potencialidades e demandas do turismo rural e de natureza

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Departamento de Turismo, a Accias, o Sindicato Rural, o Senar/RS e a Emater/Ascar, juntamente com o Roteiro Turístico Rural – Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição, realizam no dia 8 de setembro, às 13h30, no Sindicato Rural de Getúlio Vargas, a palestra "Potencialidades e demandas para o Turismo Rural e de Natureza: caminhos possíveis – Cenário nacional e no RS". A atividade faz parte das ações de valorização e fortalecimento do Roteiro Turístico Rural "Getúlio Vargas: Fé, Cultura e Tradição", e será conduzida por Aline Moraes, instrutora de Turismo Rural do SENAR/RS, profissional com experiência na formação e qualificação de empreendedores do setor. De acordo com a organização, a iniciativa busca ampliar o debate sobre o papel do turismo rural e de natureza como alternativa de desenvolvimento econômico sustentável, aproximando produtores, comunidade e poder público. O encontro será uma oportunidade para conhecer tendências do setor, identificar demandas locais e projetar caminhos possíveis para consolidar Getúlio Vargas como destino turístico de referência. Ao final da palestra, os participantes serão recebidos com um coffee break especial, que contará com a degustação de produtos típicos do roteiro turístico do município, valorizando a produção local e oferecendo uma amostra da identidade cultural e gastronômica da região. O evento é gratuito e aberto à comunidade, especialmente produtores rurais, empreendedores, representantes do trade turístico e todos aqueles interessados em conhecer as potencialidades do turismo rural e de natureza em Getúlio Vargas e no Rio Grande do Sul. O link para a inscrição é: https://docs.google.com/forms/d/1bTx5Vm5LiUW4p0iuKsdwQtBF_p1uJPeSJSmB_xkb24k/edit   SERVIÇO Data: 08/09/2025 Horário: 13h30 Local: Sindicato Rural de Getúlio Vargas Palestrante: Aline Moraes – Instrutora de Turismo Rural do SENAR/RS

DATA: 26.08.2025 CAT: Administração

Corte de Getúlio Vargas entrega convite ao governador Eduardo Leite para a abertura do 15º Acampamento Farroupilha

A Corte de Getúlio Vargas, formada pela Rainha Milena Taliza Cazzonato e pelas Princesas Vanusa Vieira da Silva e Paloma Marcon Baruffi, esteve nesta terça-feira, 26, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, para entregar pessoalmente ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, o convite oficial para participar da abertura do evento, que acontece no dia 12 de setembro, às 18h, no Acampamento Farroupilha. Durante a audiência, a comitiva presenteou o governador com uma cuia de chimarrão personalizada com a marca do Acampamento. A visita contou com a presença do vice-prefeito Dinarte Afonso Tagliari Farias; da secretária municipal de Administração Tatiane Giaretta; de Rosana Bertella, responsável pelo apoio administrativo da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto; da diretora do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Andreza Soccol; e do Patrono do 15º Acampamento Farroupilha, Getúlio César Guimarães. Também acompanhou o encontro com o governador a deputada estadual Delegada Nadine. Além do governador, a comitiva entregou convites ao secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, e também nas Secretarias de Estado de Cultura e de Turismo, ampliando o apoio institucional ao evento. CELEBRAÇÃO DA TRADIÇÃO GAÚCHA O Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas é reconhecido como uma das maiores celebrações da cultura e tradição gaúcha na região. A edição de 2025 contará com uma programação especial de shows, atividades culturais e apresentações artísticas, reunindo entidades tradicionalistas, escolas e a comunidade em torno da preservação das raízes do Rio Grande do Sul. O evento é uma realização da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com a ACCIAS, CDL Getúlio Vargas, 19ª Região Tradicionalista e Brigada Militar de Getúlio Vargas. Conta ainda com financiamento do Pró-Cultura RS – Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), com contrapartida da Prefeitura, após o município ser contemplado pelo Edital SEDAC nº 12/2025 FAC RS – Coinvestimento para Eventos Culturais Populares. CONVITE À COMUNIDADE A Prefeitura reforça o convite para que a população participe das atividades do 15º Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, que terá início no dia 12 de setembro e seguirá com uma programação intensa de valorização da cultura e da tradição gaúcha até o dia 20 de setembro. [gallery ids="27729,27728,27727,27726,27725,27724,27723"]

DATA: 26.08.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas prepara programação cívica para a Semana da Pátria

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), divulgou a programação oficial da Semana da Pátria 2025. As solenidades de hasteamento e arriamento das bandeiras ocorrerão entre os dias 1º e 7 de setembro, sempre no Altar da Pátria, em frente à Igreja Matriz Imaculada Conceição. A abertura será no dia 1º de setembro (segunda-feira), às 9h, sob responsabilidade da SMECD, seguida do arriamento realizado pela Brigada Militar, às 17h. A cada dia, diferentes secretarias municipais e instituições assumem o ato cívico, reforçando o espírito de cidadania e respeito aos símbolos nacionais. A programação segue no dia 2 de setembro, com o hasteamento a cargo da Secretaria de Administração, e no dia 3, com a participação da Secretaria da Saúde e Assistência Social. No dia 4, a condução ficará com a Secretaria do Meio Ambiente e a Secretaria de Obras e Viação. Já em 5 de setembro, as bandeiras serão hasteadas pela Secretaria de Desenvolvimento e a Secretaria da Fazenda. Nos dias 6 e 7 de setembro, as solenidades contarão com a participação dos Escoteiros Bororós, responsáveis tanto pelo hasteamento às 9h quanto pelo arriamento às 17h. Durante toda a Semana da Pátria, o arriamento das bandeiras será conduzido pela Brigada Militar, com exceção dos dias em que os escoteiros assumem integralmente a atividade. Em caso de chuva, os atos programados serão automaticamente cancelados. A Semana da Pátria em Getúlio Vargas busca valorizar os símbolos nacionais e envolver a comunidade em momentos de reflexão cívica, fortalecendo os laços de identidade e patriotismo.

DATA: 25.08.2025 CAT: Administração

A dignidade no papel: Getúlio Vargas avança na regularização fundiária do Bairro 15 de Novembro

Uma iniciativa municipal que transforma vidas e garante o direito à moradia digna   Em um passo decisivo rumo à justiça social e ao ordenamento territorial, a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Administração, está em plena atividade com o programa de Regularização Fundiária Urbana (REURB) no Bairro 15 de Novembro. A iniciativa, que representa um marco na gestão municipal, visa conferir a centenas de famílias o tão sonhado título de propriedade de seus lares, garantindo segurança jurídica e dignidade a quem já construiu sua vida nessas terras. Segundo a secretária de Administração, Tatiane Giaretta, a história da Gleba A, área que praticamente abrange todo o atual Bairro 15 de Novembro, é tão antiga quanto a própria formação urbana de Getúlio Vargas. Trata-se de um "loteamento histórico", cuja origem remonta a uma área destinada pelo Estado do Rio Grande do Sul ao município em 23 de outubro de 1958, por meio da Lei Estadual nº 3.512, assinada pelo então governador Hildo Meneghetti. Mais de 20 anos depois, em 1º de fevereiro de 1981, foi lançado o edital do loteamento da Gleba A, com o registro de sua abertura em 6 de fevereiro do mesmo ano, sob a matrícula nº 4.247. A área, que se estende por aproximadamente 736 mil metros quadrados, foi inicialmente projetada com lotes, ruas e chácaras, em uma época de menor densidade populacional. Contudo, ao longo de mais de 40 anos, a realidade documentacional tornou-se complexa, gerando situações fundiárias diversas. "No decorrer dos anos, nesse loteamento, temos diversas realidades de documentação. Lotes com escritura em nome dos proprietários, lotes com concessão de uso já regularizada, outros em processo de concessão, áreas com situação de invasão e até áreas institucionais e verdes ocupadas por famílias há décadas", explicou a secretária. Essa complexidade documental é o principal foco da REURB. UM PROGRAMA PARA A DIGNIDADE O programa de Regularização Fundiária Urbana em Getúlio Vargas está embasado na Lei Municipal nº 6.161, de 16 de junho de 2023, alinhada à Lei Federal nº 13.465, de 2017. A legislação permite que cada município realize sua própria regularização, desde que respeite as diretrizes federais. A REURB é promovida mediante legitimação fundiária e destina-se exclusivamente a núcleos urbanos informais comprovadamente existentes, ou seja, a moradores já estabelecidos em suas residências. Um dos critérios fundamentais é o estudo social das famílias, com foco na Reurb de Interesse Social (REURB-S). Essa modalidade atende núcleos ocupados por famílias com renda de até cinco salários-mínimos. Para Tatiane Giaretta, o impacto da titulação é transformador: "A regularização fundiária desses terrenos significa dar às famílias dignidade. Onde já investiram suas economias, agora terão escritura e matrícula no cartório de registro. Significa ser dono de verdade dessa área e poder usufruir desse bem que já estava sob seu domínio, mas sem regularização formal." OS DESAFIOS E O INVESTIMENTO MUNICIPAL A regularização fundiária é um processo longo e complexo. Em Getúlio Vargas, a jornada começou em março de 2023 com o loteamento Presidente Vargas, no Bairro Monte Claro, concluído em 2024. A experiência serviu de base para o desafio maior da Gleba A, que contempla aproximadamente 600 lotes. O trabalho envolve a Secretaria Municipal de Administração, a Secretaria de Saúde e Assistência Social, o Cartório de Registro de Imóveis e empresas contratadas via licitação. Embora o processo seja burocrático e exija minucioso levantamento documental, a Prefeitura absorve os custos diretos para os munícipes. "Existe um custo, mas quem paga é o município, dentro do orçamento das contribuições de impostos que cada cidadão recolhe. No caso da REURB-S, não há cobrança de taxas de cartório, pois a legislação prevê isenção. O município assume os custos com a empresa contratada para as etapas técnicas do processo", esclarece Tatiane. Essa decisão reduz significativamente o impacto financeiro para famílias de baixa renda, público prioritário do programa. UM NOVO CAPÍTULO PARA O BAIRRO 15 DE NOVEMBRO Com a finalização das etapas internas e a entrega do novo mapa do loteamento ao cartório de registro na semana passada, o processo no Bairro 15 de Novembro entra em sua fase mais importante: a coleta de dados junto às famílias. Equipes identificadas com uniformes, crachás do município e veículos oficiais visitarão as residências para coletar informações essenciais, como endereço, renda familiar, valores da construção, ocupação do imóvel e documentos pessoais. A equipe é composta por profissionais da própria Prefeitura, incluindo agentes comunitários de saúde que já atuam no bairro, garantindo credibilidade e segurança no processo. Para os moradores que não puderem entregar os dados no momento da visita, o CRAS será ponto de apoio para recebimento da documentação. Embora o foco atual seja a Gleba A, outras áreas do município já foram mapeadas para futuras etapas de regularização. Após a conclusão no Bairro 15 de Novembro, a administração pretende expandir o programa, consolidando um legado de dignidade e segurança jurídica para a população. A regularização fundiária é mais do que um ato burocrático: é a concretização de um direito fundamental. Representa investimento na qualidade de vida, no desenvolvimento urbano e no fortalecimento da cidadania. Em Getúlio Vargas, significa transformar décadas de esforço em uma propriedade devidamente registrada, com toda a dignidade que isso representa.   [gallery ids="27700,27699"]

DATA: 22.08.2025 CAT: Administração

Prefeito Pedro Paulo Prezzotto toma posse como Presidente da Junta de Serviço Militar de Getúlio Vargas

O Prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, assumiu oficialmente a presidência da Junta de Serviço Militar (JSM) do município. A solenidade de posse ocorreu nesta quinta-feira, 21 de agosto de 2025, em ato que reforça a parceria entre o Poder Executivo Municipal e o Exército Brasileiro no cumprimento das leis do serviço militar. A cerimônia contou com a presença de representantes do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM 03/002) de Santo Ângelo, responsáveis por conduzir a formalidade e orientar as atividades da JSM local. Estiveram presentes o 1º Tenente Glauco Alves Porto, Oficial Mobilizador do PRM 03/002 – Santo Ângelo, e o 2º Sargento Maiquel Antunes Lizote, Auxiliar do PRM. Presentes também no ato a secretária de Administração, Tatiane Giaretta, e a responsável pela Junta Militar em Getúlio Vargas, Andreza Soccol. A posse do chefe do Executivo Municipal como presidente da Junta de Serviço Militar é um ato previsto no Artigo nº 26 da Portaria 326-DGP, de 23 de dezembro de 2019, que aprova as Normas Técnicas para Funcionamento das Juntas de Serviço Militar. Esta designação fortalece a atuação da JSM na cidade, que é responsável por orientar os jovens sobre o alistamento militar, a seleção e o encaminhamento para a prestação do serviço. A Junta de Serviço Militar desempenha um papel importante na interface entre o cidadão e as Forças Armadas, garantindo que os procedimentos de alistamento ocorram de forma eficiente e acessível. A liderança do Prefeito Prezzotto na JSM sublinha o compromisso da administração municipal em zelar pela regularidade do serviço militar no município e em apoiar os jovens em seus deveres cívicos. O Prefeito Pedro Paulo Prezzotto destacou a importância da JSM para a comunidade, ressaltando o compromisso de sua gestão em garantir o pleno funcionamento e o suporte necessário para que os jovens de Getúlio Vargas cumpram suas obrigações militares com a devida orientação e suporte.

DATA: 22.08.2025 CAT: Notícias Destaque

Florescendo versos: CAPS lança livro de poesias em celebração à vida e à superação

Obra coletiva reúne sentimentos e histórias de usuários do Centro de Atenção Psicossocial, transformando dor em poesia e reafirmando o poder da arte como cura e inclusão   A manhã desta sexta-feira, 22, foi marcada por uma celebração de sensibilidade e esperança no Salão de Atos da Prefeitura, que recebeu o lançamento do livro digital Florescendo Versos: Poesias que Transformam de A a Z. A obra, nascida do coração e da alma dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Ana Deolinda Fischer, é um testemunho do poder da arte como ferramenta de cura e transformação social. O evento contou com a apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense, sob a regência do maestro Gleison Juliano Wojciekowski, que criou a atmosfera ideal para o desabrochar das poesias. A cerimônia reuniu autoridades, profissionais de saúde, familiares e a comunidade, em um encontro de celebração coletiva que floresceu em palavras e emoção. UMA COLHEITA DE SENTIMENTOS E HISTÓRIAS "Hoje, vamos continuar a escrever uma história de sensibilidade, um jardim de palavras que floresceu de uma jornada muito humana e emocionante", destacou a mestre de cerimônias. "O livro não é apenas uma coletânea de poesias; é um testemunho vivo do poder transformador da arte, da resiliência humana e da força que encontramos quando nos unimos para criar", acrescentou. A iniciativa nasceu de um projeto de arteterapia realizado no CAPS, em uma das oficinas terapêuticas, que acontecia semanalmente para dar voz às emoções. O processo coletivo resultou em um mosaico de experiências que reforça que, por trás de cada diagnóstico, existe "uma pessoa com sonhos, flores e uma capacidade infinita de florescer". O projeto é descrito como "um ato de amor e agradecimento". A POESIA COMO ESTRATÉGIA DE CURA E EXPRESSÃO O processo de criação do livro foi explicado por uma das facilitadoras do projeto, que descreveu como a poesia se tornou uma aliada essencial, permitindo expressar sentimentos que muitas vezes ficariam silenciados. "Cada verso deste livro é como uma janela que se abre para a alma. Um jeito de dar voz", afirmou. Segundo ela, nas oficinas, a cada encontro semanal, o grupo trabalhava uma letra do alfabeto. Após a troca de ideias, uma palavra era escolhida e cada participante criava uma frase a partir dela, compartilhando suas próprias emoções. A arteterapeuta então auxiliava na transformação dessas frases em poesias, acrescentando rimas e fluidez. Para ampliar a inspiração, músicas e fotografias eram utilizadas no processo. O objetivo, de acordo com ela, foi "criar um ambiente onde a arte estivesse por toda parte, ajudando a ressignificar, mostrar que o CAPS é um lugar de cura e não de estigmas". O resultado foi Florescendo Versos, um livro que vai além da literatura. Ele é muito mais que um livro. São poesias que provam a resiliência humana. A obra foi pensada para ser acessível: cada marcador de página distribuído no lançamento contém um QR Code que leva ao livro digital, o qual inclui recursos em Libras, convidando a todos para uma viagem sensível e acessível. RECONHECIMENTOS O evento foi também momento de agradecimentos. O secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e a diretora de Cultura, Maria Lourdes Scolari, marcaram presença, evidenciando o apoio institucional à iniciativa. A coordenadora de Saúde Mental da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Vanessa Algeri, também esteve presente. Um agradecimento especial foi feito a Aline Corazza de Donato, reconhecida pela sensibilidade e competência na condução do grupo, e a Márcia Seco Fernandez, destacada pelo comprometimento com a execução do projeto. Em seu discurso, Elgido Pasa relembrou os desafios da implantação do CAPS e ressaltou a importância de garantir recursos e profissionais para assegurar qualidade de vida aos usuários e familiares. POEMAS QUE TOCAM A ALMA E QUEBRAM ESTIGMAS O público acompanhou a leitura de alguns poemas, como Maravilha é Viver a Vida, que refletiu sobre alegrias e desafios cotidianos, ressaltando a resiliência diante das adversidades. Outra poesia destacou o CAPS como "mais que um centro de atenção psicossocial", evidenciando acolhimento, solidariedade, proteção e esperança, além de citar atividades como psicoterapia, artesanato, grupos de apoio, plantas medicinais, yoga e práticas físicas. Outro momento marcante foi a declamação de uma poesia em homenagem à "Querência" — palavra símbolo da cultura gaúcha que representa lar, refúgio e pertencimento. Criada antes mesmo do projeto Florescendo Versos, a obra celebrou o primeiro ano do CAPS e reforçou a importância da identidade e das raízes culturais. UM BRINDE À RESILIÊNCIA E À ARTE Ao final, a emoção foi evidente. Florescendo Versos se consolida como mais do que uma coletânea literária: é um testemunho do poder transformador da arte e da capacidade humana de encontrar beleza, significado e esperança, mesmo nos momentos mais difíceis. A cerimônia encerrou-se com agradecimentos aos autores e protagonistas da obra, pela coragem em transformar dor em poesia e silêncio em beleza. O projeto reafirma a arteterapia como estratégia de cura e mostra que a criatividade pode ser caminho de superação e encantamento. Para concluir o evento, houve ainda duas apresentações do Lar dos Idosos.   [gallery ids="27621,27619,27618,27616"]

DATA: 22.08.2025 CAT: Educação

Projeto Sinais promove capacitação da rede de proteção em Getúlio Vargas

Encontro discutiu prevenção da violência extrema e formas de identificar sinais de radicalização entre jovens O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio do Núcleo de Prevenção à Violência Extrema (NUPVE), deu continuidade, nesta quinta-feira (21), às atividades do Projeto Sinais no Norte do Estado. A programação incluiu um encontro no Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas, reunindo profissionais da rede de proteção da Comarca. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Eligio Pasa, o coordenador adjunto da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, Alencar Loch, além dos promotores de Justiça Leonardo Rossi, Marcio Abreu Ferreira da Cunha, Doraní Borges Medeiros e Alexandre Murussi, entre outros. SINAIS DE ALERTA E PREDITORES DE RISCO A capacitação abordou temas como o processo de radicalização de adolescentes, a forma como aliciadores utilizam plataformas digitais para recrutar jovens, os impactos do bullying e da "trollagem", além da relevância do diálogo familiar. Os palestrantes alertaram para a necessidade de uma ação articulada entre escolas, famílias, serviços de assistência social e forças de segurança. Segundo os promotores, os sinais de alerta incluem isolamento social, interesse excessivo por conteúdos violentos, baixa tolerância à frustração, mudanças bruscas de comportamento e manifestações de ódio ou ideologias extremistas. "É fundamental que educadores, familiares e profissionais da rede de proteção estejam atentos a esses sinais. A prevenção só é eficaz quando todos falam a mesma língua e atuam de forma integrada", destacou a promotora Doraní Medeiros. Outro ponto debatido foi a importância da coleta de dados padronizados para compreender a realidade brasileira, ainda carente de estatísticas confiáveis sobre violência extrema. Conforme o promotor Leonardo Rossi, desde a criação do NUPVE já foram identificados e analisados cerca de 300 casos suspeitos de violência extrema em 77 cidades gaúchas, alguns com planos de ataque estruturados. RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA PREVENÇÃO O encontro também destacou os preditores de risco, que englobam aspectos pessoais, familiares, sociais e escolares. Entre eles, baixa autoestima, sentimentos de marginalização, consumo de conteúdos violentos, dificuldades de interação e até desenhos e produções artísticas que expressem violência ou vingança. O promotor Alexandre Murussi reforçou que a responsabilidade das famílias é central no processo de prevenção: "O protocolo número um de segurança é a fiscalização do ambiente familiar, o controle do acesso aos celulares e a atenção ao círculo social dos filhos". As ações do Projeto Sinais em Getúlio Vargas foram organizadas pelo NUPVE, com apoio da Promotoria Regional da Educação de Passo Fundo (PREDUC-PF) e da Promotoria de Justiça local, contando com a participação de representantes da Brigada Militar, escolas, CRAS, Conselho Tutelar e demais órgãos da rede. Murussi concluiu enfatizando a importância do trabalho conjunto: "O episódio que marcou nossa comarca deve servir de alerta. Que estejamos unidos para identificar os sinais e agir preventivamente, evitando novas ocorrências". [gallery ids="27597,27596,27598,27594,27593,27592"]