Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 11.08.2025 CAT: Fazenda

Duas moradores de Getúlio Vargas são contempladas no sorteio da Nota Fiscal Gaúcha

A Prefeitura de Getúlio Vargas divulgou os vencedores do sorteio municipal da Nota Fiscal Gaúcha referente ao mês de julho de 2025. A extração ocorreu no dia 31 de julho e contou com 45.759 bilhetes participantes, distribuindo dois prêmios de R$ 500,00 cada. As contempladas foram: Ines Maria Monteiro e Jaqueline Adams dos Santos, ambas residentes em Getúlio Vargas. Para retirar o prêmio, as ganhadoras devem comparecer à Secretaria da Fazenda Municipal (Av. Firmino Girardello, 85), portando documento de identificação. A Secretaria reforça a importância de pedir a inclusão do CPF na nota fiscal em todas as compras, incentivando o consumo consciente, a arrecadação de recursos para o município e oferecendo a chance de concorrer a prêmios mensais.

DATA: 08.08.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas realiza treinamento sobre Sistema Frota para servidores de todas as secretarias

Capacitação ocorreu na manhã desta quinta-feira (7) e visa aprimorar o controle e a gestão da frota municipal A Prefeitura de Getúlio Vargas promoveu, na manhã desta quinta-feira, 7 de agosto, um treinamento técnico voltado à operacionalização e ao aprimoramento do Sistema Frota, plataforma responsável pelo controle de todos os veículos e máquinas utilizados pelas secretarias municipais. A capacitação reuniu servidores e secretários de todas as pastas. O treinamento foi conduzido por um técnico da empresa Governança Brasil (GOVBR), responsável pelo sistema já em uso pela administração municipal. Segundo a secretária de Administração, Tatiane Giaretta, a iniciativa representa um importante passo na padronização e efetividade do uso do sistema. "O Sistema Frota é a ferramenta que registra todos os dados relacionados à frota municipal: desde abastecimento, revisões, troca de pneus, manutenções e substituições de peças. Esse controle é essencial para garantir transparência, eficiência e economia na gestão pública", explicou a secretária. Tatiane destacou que, embora o sistema já estivesse em operação em algumas áreas, agora ele está sendo padronizado e ampliado para todas as secretarias, possibilitando uma gestão integrada e mais precisa. "Estamos fazendo esse aperfeiçoamento com todos os servidores que utilizam ou gerenciam os veículos da Prefeitura. Assim, teremos informações detalhadas sobre cada equipamento em tempo real", afirmou. MODERNIZAÇÃO E ECONOMIA COMO METAS DA GESTÃO MUNICIPAL Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de revisar funcionalidades da plataforma, esclarecer dúvidas práticas e alinhar procedimentos operacionais. A expectativa é de que, com a atualização, a administração municipal possa otimizar recursos, prevenir falhas e garantir mais agilidade nos serviços prestados à população. A ação integra o compromisso da Prefeitura de Getúlio Vargas com a modernização dos processos internos, valorizando a formação continuada dos servidores e o uso de tecnologias que contribuam para uma gestão pública mais eficiente e responsável. [gallery ids="27239,27238"]

DATA: 08.08.2025 CAT: Educação

Começa o Campeonato Municipal de Futsal em Getúlio Vargas com rodada de estreia no dia 11 de agosto

Competição movimentará dezenas de equipes em diversas categorias até novembro   A bola vai rolar a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de agosto, no Ginásio Municipal Ataliba José Flores, marcando o início do Campeonato Municipal de Futsal de Getúlio Vargas – edição 2025. A competição, organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, por meio do Departamento de Esportes, promete agitar o calendário esportivo da cidade com jogos semanais em diversas categorias. De acordo com a tabela, estão confirmadas partidas nas categorias Livre Masculino, Veteranos, Master, Feminino, além das categorias de base como Sub-09, Sub-11, Sub-13 e Sub-15, nos níveis Ouro e Prata. Ao todo, 94 equipes estarão em quadra ao longo dos próximos três meses, disputando partidas classificatórias, quartas de final, semifinais e finais. TECNOLOGIA A FAVOR DO ESPORTE Uma novidade desta edição é a adoção de um aplicativo exclusivo para acompanhamento de tudo o que acontece durante o campeonato. Pelo app, os torcedores podem conferir tabelas de jogos, resultados, artilharia, cartões e classificação atualizada em tempo real. A ferramenta está disponível no endereço: https://copafacil.com/-47iww. O recurso oferece mais comodidade e interação ao público, que poderá acompanhar os destaques mesmo à distância. SISTEMA DE DISPUTA E DIVERSIDADE DE CATEGORIAS Na categoria Livre Masculino, por exemplo, nove equipes disputam em turno único, classificando os dois primeiros colocados diretamente para as semifinais. Já os times do 3º ao 6º lugares disputarão as quartas de final. Nas categorias de base e demais modalidades, o sistema também é de turno único, com classificação para semifinais e finais. O objetivo do Campeonato é promover o esporte amador, fortalecer o espírito comunitário e incentivar a prática esportiva entre crianças, jovens e adultos. Serão noites de muita vibração, com as arquibancadas cheias, famílias acompanhando os atletas e partidas de excelente nível técnico. RODADA DE ABERTURA – SEGUNDA-FEIRA, 11 DE AGOSTO A rodada inaugural será realizada na segunda-feira com quatro jogos e início às 19h. Confira a tabela:   Horário Categoria Confronto 19h Feminino AFFAE × LP Erechim 19h45 Livre Masculino Online Informática × Meninos da Vila 20h30 Veteranos A Los Guapos × Flamengo 21h15 Livre Masculino Limitados × O Pai Tá On   As partidas seguirão sempre às segundas, quartas e sextas-feiras à noite. As rodadas finais ocorrerão até 14 de novembro. A Prefeitura de Getúlio Vargas convida a comunidade a prestigiar os jogos, valorizar os atletas locais e transformar cada rodada em um momento de confraternização e apoio ao esporte.  

DATA: 06.08.2025 CAT: Notícias Destaque

Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social presta contas do primeiro quadrimestre de 2025

Secretário Elgido Pasa detalha investimentos, complementações hospitalares e filas de espera: "Com os 22% aplicados, seguimos fazendo o melhor possível" A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, apresentou a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2025, detalhando os investimentos e os desafios enfrentados para garantir o atendimento da população. O relatório evidencia o esforço do município em manter a assistência mesmo diante de limitações orçamentárias e responsabilidades que deveriam ser assumidas pelos governos estadual e federal. Segundo o secretário Elgido Pasa, os gastos com saúde chegam a 22% do orçamento municipal — bem acima dos 15% mínimos exigidos por lei. "Com 15% não conseguiríamos fazer quase nada. E, mesmo aplicando 22%, ainda deixamos de atender muitas demandas, porque o orçamento da Prefeitura precisa contemplar educação, obras, infraestrutura e outros setores essenciais", afirmou. MAIS DE R$ 1,3 MILHÃO INVESTIDOS EM COMPLEMENTAÇÕES HOSPITALARES Entre os principais investimentos destacados estão as complementações feitas aos hospitais São Roque e Santa Terezinha, referências em média e alta complexidade na região. "A população precisa saber que toda consulta feita nesses hospitais tem complementação paga pelo município. Por exemplo, cada consulta no São Roque, que antes custava R$ 176,00 passou a R$ 194,00. No Santa Terezinha, a consulta é de R$ 191,05", explicou o secretário. Nos primeiros quatro meses de 2025, a Prefeitura investiu R$ 778 mil em complementações e sobreavisos no Hospital São Roque e R$ 420 mil no Hospital Santa Terezinha. O total supera R$ 1,3 milhão. "Esse recurso, em tese, deveria ser custeado pelo Estado e pela União, mas como queremos que nossos pacientes sejam atendidos, as prefeituras da região estão arcando com esses valores", acrescentou. FILAS DE ESPERA POR CONSULTAS E EXAMES SEGUEM PREOCUPANDO Mesmo com os altos investimentos, o município enfrenta longas filas de espera para consultas especializadas e exames. Na oftalmologia, são 152 pessoas aguardando atendimento; ortopedia de joelho tem 66 pacientes na fila; ortopedia da coluna, 55; otorrinolaringologia, 36; e neurologia, 11. Outros exemplos incluem 20 pacientes aguardando por endocrinologia, 14 por cardiologia e 8 por ginecologia e urologia, cada. Nos exames, a demanda também é elevada: 324 pacientes aguardam por ultrassonografia com Doppler, 305 por tomografia computadorizada, 271 por colonoscopia, 225 por endoscopia e 158 por ecocardiograma transtorácico. "Se o recurso investido em complementações pudesse ser destinado à prevenção e aos exames, teríamos condições de reduzir essas filas. Infelizmente, precisamos cobrir falhas de outros entes federativos", lamentou o secretário. FALTA DE PROFISSIONAIS E BAIXA REMUNERAÇÃO TRAVAM ATENDIMENTOS Elgido Pasa também destacou que a baixa remuneração oferecida pelo SUS é um dos fatores que dificultam a contratação de especialistas. "Hoje, o SUS paga R$ 13,50 por consulta. Nenhum profissional trabalha por esse valor, por isso as prefeituras complementam. Mesmo assim, o valor ainda é aquém do mercado", explicou. O secretário chamou a atenção, especialmente, para a fila de cirurgias ortopédicas. "No Hospital Santa Terezinha, temos um único médico para realizar próteses de joelho. Ele faz seis cirurgias por mês para atender 32 municípios. Isso trava toda a fila. Já tivemos reuniões com a direção do hospital e outros secretários, mas a situação só mudará quando o Estado conseguir ampliar a equipe ou realizar mutirões, como já foi prometido", relatou. TRANSPARÊNCIA E COMPROMISSO COM A POPULAÇÃO Por fim, o secretário reforçou o compromisso da gestão com a transparência e convidou a população a procurar a Secretaria para esclarecer dúvidas. "Estamos à disposição da comunidade. Nossa equipe está aqui de segunda a sexta-feira, pronta para explicar como funciona o sistema, o que cabe ao município e o que é gerido pelo Estado. Trabalhamos com seriedade, sempre buscando fazer o melhor com os recursos que temos", afirmou.

DATA: 06.08.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas realiza vistoria técnica para avaliar canalização de arroios e planeja ações de prevenção a alagamentos

Ação conjunta envolveu Defesa Civil, Bombeiros e Secretarias de Obras e Meio Ambiente   O vice-prefeito de Getúlio Vargas, Dinarte Farias, acompanhou, nesta semana, uma vistoria técnica em pontos estratégicos do município com o objetivo de avaliar a estrutura de canais e arroios que cortam a cidade. A ação envolveu a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Obras, em conjunto com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Durante a inspeção, foi avaliada a situação da galeria do Arroio Limer, nas proximidades do Taguá, bem como o túnel de passagem de água que liga a região até a ponte da Severiano de Almeida. Segundo o vice-prefeito, "a vistoria permitiu verificar que a maior parte do canal apresenta fluidez normal de água e está limpa, necessitando apenas de uma pequena limpeza localizada". Ele destacou que o canal não se encontra obstruído, o que demonstra que, em grande parte, a estrutura está funcionando adequadamente. MELHORIAS NO RIO ABAÚNA JÁ ESTÃO EM PLANEJAMENTO Ainda durante a vistoria, os secretários de Obras e de Meio Ambiente, Sérgio Lima e Grégori Soccol, também discutiram com engenheiros e técnicos alternativas de intervenções futuras no rio Abaúna, visando aumentar sua capacidade de drenagem. Conforme explicou o vice-prefeito, já está em andamento o processo de contratação de serviços voltados à melhoria estrutural do leito, como forma de prevenir novos alagamentos. "A ideia é executar uma obra que proporcione maior eficiência no escoamento da água e minimize os riscos em áreas mais suscetíveis", afirmou Dinarte. Segundo ele, a proposta está sendo elaborada com base em critérios técnicos e conta com o respaldo da equipe da Secretaria de Obras, que acompanhou toda a vistoria. Também estava presente a engenheira de transportes Marceli Schvartz. PREVENÇÃO COMO PRIORIDADE A ação demonstra o comprometimento da gestão municipal com a prevenção de desastres naturais, especialmente em períodos de maior risco de chuvas intensas. "Estamos atuando de forma integrada, planejando e executando medidas que tragam mais segurança para a população", finalizou Dinarte. Novas inspeções devem ocorrer nos próximos dias em outros pontos críticos da cidade, com o objetivo de mapear riscos e definir novas frentes de trabalho. [gallery ids="27162,27161,27160,27159,27158,27156,27155"]

DATA: 05.08.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura de Getúlio Vargas reforça alerta sobre baixa adesão à vacinação contra a gripe

Secretário Elgido Pasa convoca população a procurar as UBSs e destaca: "Vacina é prevenção, vacina salva vidas"   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e Assistência Social, volta a fazer um apelo à população para que procure as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e atualize a carteira de vacinação contra a gripe (Influenza). Em meio ao período de inverno e ao aumento dos casos de doenças respiratórias, a baixa procura por parte do público-alvo tem preocupado os profissionais da saúde no município. Segundo o secretário Elgido Pasa, a vacinação é essencial para evitar o agravamento de quadros respiratórios e a superlotação de pronto atendimentos e hospitais. "A vacina é para prevenção, é para evitar a doença e, principalmente, para salvar vidas. Estamos enfrentando um momento preocupante, com baixa adesão, especialmente entre os grupos prioritários. É necessário que a comunidade compreenda a seriedade disso", afirmou. NÚMEROS PREOCUPAM De acordo com dados repassados pela equipe de epidemiologia da Secretaria, entre os cerca de 4.036 idosos que integram o público-alvo, apenas 1.737 foram vacinados até o momento — o que representa apenas 43,4% de cobertura. Entre as Crianças, o índice também é baixo: 405 doses aplicadas entre 968 crianças de 06 meses até 05 anos completos, o equivalente a 41,87%. No caso das Gestantes, de um total de 130, apenas 50 receberam a vacina, um percentual de apenas 38,46%. "Esses índices estão muito abaixo do mínimo recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de 90% a 95% de cobertura. E o mais grave: quem mais precisa, é quem menos procura", lamentou o secretário. ESTRUTURA DISPONÍVEL NAS UBSS Atualmente, estão em funcionamento três Unidades Básicas de Saúde com vacinação regular: UBS Santo André, UBS Central e, a partir desta segunda-feira, 4, a UBS Navegantes, com o retorno da vacinadora. Apenas a UBS São José segue sem profissional de imunização, em razão de licença maternidade. VACINAS DISPONÍVEIS E RISCO DE DESPERDÍCIO O município já aplicou 4.762 doses, considerando também pessoas fora do público-alvo. No entanto, muitas doses seguem disponíveis e podem ser descartadas caso não haja procura. "É uma vacina cara, é dinheiro público. Se não for usada, vai fora. E, se a doença se agrava, o gasto com internações é ainda maior", destacou Elgido Pasa. O secretário também fez um apelo contra a desinformação. "Não vamos dar ouvidos para fake news. Procurem as fontes oficiais, os profissionais das unidades de saúde, que estão capacitados para orientar. A vacina é segura, é eficaz e salva vidas." DADOS ESTADUAIS REFORÇAM URGÊNCIA Dados da Secretaria Estadual da Saúde apontam que já foram registradas 12.548 hospitalizações por doenças respiratórias, com 1.081 óbitos, sendo 459 por Influenza. "Se essas pessoas tivessem se vacinado, com certeza esse número seria muito menor", enfatizou o secretário. A administração municipal reforça que as vacinas seguem disponíveis nas UBSs e que a população deve procurar a unidade mais próxima portando a carteira de vacinação e documento de identificação. A proteção é um ato coletivo de responsabilidade.

DATA: 04.08.2025 CAT: Administração

Ciclistas desafiam limites no On The Bike em Getúlio Vargas

Evento reuniu cerca de 150 participantes e promoveu integração entre esporte, natureza e cultura regional   Com largada no Acampamento Farroupilha de Getúlio Vargas, o evento On The Bike reuniu cerca de 150 ciclistas neste domingo, dia 3 de agosto, em uma experiência que uniu superação pessoal, contato com a natureza e valorização do turismo regional. A prova, que havia sido adiada anteriormente por motivo de luto no município vizinho de Estação, foi realizada em clima de emoção, respeito e entusiasmo. Acompanhando a largada dos atletas e também o momento das premiações, o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, prestigiaram a atividade, destacando a importância de eventos como este para o fomento do esporte e da economia local. "Eventos desse porte mostram que nossa cidade está preparada para receber visitantes com estrutura e acolhimento, promovendo também a integração entre municípios da região", afirmou o prefeito. Promovido pela empresa Inspira Eventos, com apoio da Prefeitura e patrocínio diamante do Sicredi, o On The Bike percorreu rotas que cruzaram até sete municípios do Alto Uruguai Gaúcho — Getúlio Vargas, Erebango, Quatro Irmãos, Jacutinga, Sertão, Ipiranga do Sul e Estação —, oferecendo três distâncias aos atletas: 25, 50 e 100 milhas (aproximadamente 40, 80 e 160 km). O evento contemplou as modalidades MTB, Gravel e E-Bike, com navegação via GPS e exigência de autossuficiência dos participantes. DESAFIO FÍSICO, PAISAGENS E CULTURA A proposta do On The Bike vai além da competição. Trata-se de um convite à descoberta, promovendo a conexão entre corpo, mente e ambiente. Ao longo dos percursos, os ciclistas passaram por 12 pontos de controle, entre Pontos de Apoio (PA) — com alimentação e hidratação — e Pontos de Passagem Obrigatória (PPO), localizados em áreas de interesse cultural, histórico e paisagístico. Dentro do evento, também foi realizado o Desafio Brutalize Bikes, que premiou com troféus os cinco primeiros colocados de cada distância e categoria (masculino e feminino), valorizando o desempenho dos atletas que completaram os trajetos com todos os requisitos validados. ESTRUTURA E SEGURANÇA PARA TODOS OS PARTICIPANTES A estrutura do evento foi um dos destaques desta edição. Além de estacionamento gratuito, área coberta e banheiros com duchas, todos os participantes foram recepcionados com um café da manhã especial, oferecido antes da largada. Durante toda a realização das provas — em todas as categorias — o café da manhã permaneceu disponível aos atletas, garantindo energia e acolhimento ao longo do desafio. A retirada dos kits aconteceu no sábado anterior e no próprio domingo, conforme os horários das provas, com largadas às 7h, 8h e 8h30. A segurança dos participantes também foi prioridade. Uma equipe do SAMU acompanhou todo o trajeto, com profissionais de enfermagem e médica de prontidão para qualquer eventualidade. Felizmente, não foi necessário nenhum atendimento, o que demonstra o preparo dos ciclistas e a organização criteriosa do evento. A administração municipal parabenizou os organizadores, voluntários e atletas pela dedicação e pelo sucesso da realização. "É uma honra para Getúlio Vargas sediar um evento que une turismo, esporte e respeito às comunidades", destacou o secretário Darlei Gysi. [gallery ids="27079,27078,27075,27074,27073,27072,27071,27070,27069,27068,27067,27076"]

DATA: 31.07.2025 CAT: Administração

Executivo Municipal de Getúlio Vargas tem aprovado por unanimidade projeto que institui Programa de Segurança nas Escolas

Iniciativa prevê protocolos individualizados, capacitações e integração com órgãos de segurança pública   A segurança escolar avançou mais um passo no município de Getúlio Vargas. Na Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores realizada nesta quinta-feira, 31 de julho de 2025, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 063/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa de Monitoramento e Segurança na Rede Pública Municipal de Ensino. O programa, segundo o texto aprovado, tem como objetivo principal promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor, assegurando a integridade física e emocional de alunos, professores, servidores e da comunidade escolar. A medida surge em resposta à crescente preocupação nacional com a segurança no ambiente educacional e propõe ações preventivas articuladas com os órgãos de segurança pública, a comunidade escolar e a sociedade. "O poder público municipal tem o dever de atuar de forma preventiva, criando medidas eficazes de proteção e acolhimento. Essa é uma demanda urgente diante dos novos desafios que surgem nas escolas de todo o país", justificou o prefeito Pedro Paulo Prezzotto na exposição de motivos enviada ao Legislativo. PRINCÍPIOS QUE ORIENTAM O PROGRAMA O Programa de Monitoramento e Segurança será regido por princípios claros e pedagógicos, entre os quais: Prevenção e combate à violência no ambiente escolar; Adoção de medidas com base em diagnósticos de realidade; Acompanhamento e avaliação contínua das ações de segurança; Participação ativa da comunidade escolar na definição das estratégias; Desenvolvimento de formações e ações de prevenção para toda a comunidade escolar; Simulações de emergência nas escolas; Promoção de uma cultura de não violência entre os estudantes. PROTOCOLOS INDIVIDUALIZADOS E PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE O Programa prevê a criação de protocolos de segurança específicos para cada uma das sete instituições de ensino da rede municipal: as escolas de Ensino Fundamental Pedro Herrerias, XV de Novembro, Antônio Zambrzycki, Cônego Stanislau Olejnik, Padre Manoel da Nóbrega, e as EMEIs Olivo Castelli e Cônego Stanislau Olejnik. Esses protocolos serão elaborados com a participação de entidades especializadas em segurança, representantes das comunidades escolares e apoio do Círculo de Pais e Mestres (CPM). A construção será coordenada por uma comissão nomeada especialmente para esta finalidade, e os documentos finais serão instituídos por meio de Decreto Municipal. FORMAÇÃO, PREVENÇÃO E ARTICULAÇÃO INTERINSTITUCIONAL Entre as ações previstas no Programa estão treinamentos e capacitações regulares para professores, servidores e gestores escolares; simulações de emergência; articulação com os Conselhos Escolares, órgãos de segurança pública e comunidade local; além da manutenção preventiva e corretiva dos sistemas de segurança instalados. Pais e responsáveis também serão incluídos nas formações, com foco em prevenção. "A prevenção à violência se constrói de forma coletiva. Por isso, é essencial o envolvimento de todos os atores da comunidade escolar", destaca a justificativa do projeto. IMPLEMENTAÇÃO E ORÇAMENTO A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto será responsável pela coordenação das ações. A implementação das medidas poderá contar com apoio orçamentário próprio, reforçado pela autorização para abertura de crédito adicional especial por meio de Decreto Municipal. O projeto também já está alinhado às diretrizes do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) em vigor. Com a aprovação unânime dos vereadores, o município dá um passo importante na construção de um ambiente escolar mais seguro, com foco na prevenção, na escuta da comunidade e na valorização da vida. [gallery ids="27017,27018"]