Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 15.04.2025 CAT: Desenvolvimento

XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025 reúne especialistas em Getúlio Vargas com foco em clima, produtividade e mercado

Evento acontece no dia 25 de abril e conta com palestras técnicas, painel com lideranças do agronegócio e apoio de grandes patrocinadores Getúlio Vargas será sede, no próximo dia 25 de abril, do XII Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025, evento que deve reunir produtores, técnicos, estudantes e lideranças do setor agropecuário regional. A programação inicia às 7h30, com o credenciamento, e se estende ao longo da manhã com palestras e debates que visam ampliar o conhecimento sobre os cenários climáticos, práticas agrícolas e perspectivas de mercado para duas das principais culturas de grãos do Sul do Brasil. O evento acontece no Centro Comunitário Centenário e tem como tema "A Informação que Fortalece o Agro". A solenidade de abertura do evento acontece às 8h com a presença de autoridades e a primeira palestra está marcada para as 8h15, com a meteorologista Estael Sias, que trará a projeção climática para 2025 e discutirá se o Rio Grande do Sul enfrentará novos fenômenos de risco. Na sequência, às 9h, o engenheiro agrônomo Elmar Luiz Floss aborda a ecofisiologia e a nutrição do milho voltadas à obtenção de altos rendimentos. Às 10h, o economista Ruy Augusto da Silveira Neto apresentará uma análise atualizada do mercado de milho e trigo, destacando tendências e oportunidades. Encerrando a parte da manhã, o fórum promove um painel temático sobre o trigo, a partir das 11h, com o tema "Desafios e Oportunidades no Cenário Atual e Futuro". O painel terá a mediação de Alencar Paulo Rugeri, gestor da área de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, e contará com a participação de especialistas de diferentes segmentos: Giovani Faé, responsável estadual pela área de culturas anuais na Emater-RS/Ascar; Milton Sfreddo, gerente de Agronegócios da Be8; e Tiago De Paoli, gerente comercial Sul da Biotrigo. O Fórum encerra com almoço às 13h, no mesmo local do evento. REALIZAÇÃO E PATROCÍNIOS O Fórum Norte Gaúcho do Trigo e Milho 2025 é uma realização do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Prefeitura de Getúlio Vargas, Emater/RS-Ascar, Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Municípios do Alto Uruguai (Aeamau), Centro Universitário Ideau (Unideau) e Associação Comercial, Cultural, Industrial e de Agropecuária de Getúlio Vargas (Accias). Entre os patrocinadores estão empresas de destaque no agronegócio. O evento conta com o apoio do Sicredi como Patrocinador Diamante; e do Senar e Bayer como patrocinadores Prata. Também apoiam a iniciativa como Patrocinadores Bronze as empresas Cotrijal, Adubos Coxilha, Pioneer, Brevant Sementes, Banco do Brasil e Be8. A expectativa dos organizadores é de que o fórum contribua significativamente para a qualificação técnica dos produtores e profissionais da região, além de fomentar o debate sobre os desafios enfrentados pelas cadeias produtivas do trigo e do milho no cenário atual e futuro. CULTURAS ESTRATÉGICAS PARA A PRODUÇÃO GAÚCHA No contexto agrícola do Rio Grande do Sul, o trigo e o milho desempenham um papel fundamental, especialmente no sistema de cultivo de inverno. Além de garantirem a cobertura do solo durante o período mais frio do ano, essas culturas contribuem para a rotação de lavouras, melhorando a qualidade do solo e reduzindo riscos fitossanitários. O trigo, tradicionalmente plantado entre maio e julho, é essencial para a indústria moageira e panificadora do estado, enquanto o milho se consolida como base para a produção de ração animal, fortalecendo as cadeias produtivas da suinocultura e avicultura. Ambos têm grande importância econômica e ambiental, sendo considerados estratégicos para a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável do agronegócio gaúcho.  

DATA: 15.04.2025 CAT: Educação

Corte de Getúlio Vargas participa do 1º Encontro das Soberanas em Itatiba do Sul

Evento integrou programação da VII Expo Itatiba e reuniu representantes de diversos municípios   No último sábado, 12 de abril, a elegância e representatividade da Corte de Soberanas de Getúlio Vargas marcaram presença no 1º Encontro das Soberanas de Itatiba do Sul. O evento foi realizado Soliman Vinícola Boutique e integrou a programação oficial da VII Expo Itatiba do Sul, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril. Representando o município de Getúlio Vargas, estiveram presentes a Rainha Milena Taliza Cazzonato e as Princesas Vanusa Vieira da Silva e Paloma Marcon Barufi. A comitiva foi acompanhada pela diretora do Departamento Cultural, Maria Lurdes Scolari, que destacou a importância da valorização cultural e do intercâmbio entre municípios. "Momentos como este fortalecem os laços regionais e contribuem para a formação cidadã das jovens representantes", afirmou. Durante o encontro, as soberanas participaram de palestras, rodas de conversa e momentos de confraternização, trocando experiências e informações sobre os papéis que exercem na promoção de suas cidades. A programação buscou reforçar o protagonismo das cortes municipais e proporcionar um espaço de integração e valorização da cultura local. O 1º Encontro das Soberanas de Itatiba do Sul foi promovido pela Administração Municipal como parte das celebrações da feira multissetorial do município. A iniciativa foi elogiada pelas participantes e deve se consolidar como um espaço anual de troca e fortalecimento das tradições gaúchas. [gallery ids="22639,22638,22637"]

DATA: 14.04.2025 CAT: Fazenda

Prefeitura de Getúlio Vargas lança novo sistema digital para emissão do IPTU e reforça importância da arrecadação para investimentos públicos

Cobrança do IPTU 2025 inicia em maio com descontos e nova forma de acesso às guias. Aplicativo facilita a vida do contribuinte e gera economia aos cofres públicos   A Prefeitura de Getúlio Vargas inicia, em maio, a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2025 com importantes mudanças no sistema de emissão e arrecadação. Com foco na modernização administrativa e na sustentabilidade, O governo municipal lançou um novo modelo digital que substitui os tradicionais carnês impressos, gerando economia e agilidade para o contribuinte. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto destaca a importância do imposto para a manutenção dos serviços públicos e o desenvolvimento da cidade. "É por meio do IPTU que conseguimos investir em saúde, educação e infraestrutura. São recursos fundamentais para garantir qualidade de vida à população. Por isso, pedimos que os contribuintes olhem com responsabilidade para esse compromisso anual com o município", afirmou. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Geferson Ernesto Pavinatto, o IPTU 2025 poderá ser pago em cota única até o dia 15 de maio, com desconto de 10%. Há, ainda, a opção de cota única com 5% de desconto até 16 de junho. Para quem preferir, o pagamento poderá ser parcelado em cinco vezes, com início em 15 de julho. APLICATIVO CIDADE MOB CENTRALIZA OS SERVIÇOS Uma das principais inovações é a disponibilização das guias por meio do aplicativo Cidade Mob, que já pode ser baixado nas lojas virtuais para Android e iOS. A ferramenta permite ao cidadão consultar seus imóveis, emitir guias, copiar o código para pagamento via PIX ou imprimir a versão física da fatura, tudo diretamente pelo celular ou computador. A nova plataforma substitui o antigo modelo de entrega de carnês impressos, representando uma medida sustentável e econômica. "Estamos eliminando mais de 11 mil impressões, que exigiam logística de entrega e consumo elevado de papel. O mundo está cada vez mais digital, e a administração pública precisa acompanhar esse ritmo", explica Pavinatto. As guias do IPTU também estão disponíveis no site da Prefeitura, no endereço www.pmgv.rs.gov.br, acessando a aba 'IPTU' na página inicial. Quem não tiver acesso a dispositivos digitais pode retirar as guias diretamente no setor de atendimento da Prefeitura. "O atendimento presencial segue disponível. Nossos servidores estão preparados para auxiliar todos os contribuintes", garante o secretário. ATUALIZAÇÃO LEGAL E JUSTIÇA TRIBUTÁRIA A cobrança do IPTU 2025 também traz a atualização da planta de valores dos imóveis, com base em legislação aprovada em 2014 e prevista para ser implementada em 2021 — o que não ocorreu em razão da pandemia. A medida, segundo o secretário, atende a um apontamento do Tribunal de Contas do Estado. Para reduzir o impacto financeiro da atualização, a atual gestão encaminhou à Câmara de Vereadores uma proposta de redução da alíquota do IPTU, que foi aprovada por unanimidade. A nova alíquota passou de 0,5% para 0,295% em imóveis com construção e 0,330% em terrenos sem edificação. "A administração não criou essa atualização, apenas cumpriu o que já estava previsto em lei. Nosso compromisso foi ajustar as alíquotas para evitar aumentos excessivos e garantir justiça tributária", explica Pavinatto. "Foi uma construção técnica e responsável, com apoio da Câmara Municipal, que entendeu a necessidade e aprovou a medida", completa. RECURSO QUE RETORNA À POPULAÇÃO O prefeito Pedro Paulo Prezzotto reforça que todo o valor arrecadado será revertido em melhorias para a cidade. "Estamos cuidando do dinheiro público com responsabilidade. A população pode ver isso nas obras, na limpeza da cidade, nas escolas, na saúde. O IPTU retorna diretamente à comunidade em forma de serviços e infraestrutura", pontua. A administração municipal ainda reforça que dúvidas sobre valores ou formas de pagamento podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria da Fazenda. Mais informações estão disponíveis no site oficial do município: www.pmgv.rs.gov.br.

DATA: 14.04.2025 CAT: Notícias

Getúlio Vargas realiza 1ª Conferência de Saúdedo Trabalhador e da Trabalhadora

Palestra do professor Mário Junges convida à reflexão sobre dignidade e valorização laboral   Na tarde da última quarta-feira, 10 de abril, o Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas recebeu a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, o evento teve como tema central "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", reunindo profissionais da saúde, autoridades, trabalhadores e representantes da sociedade civil em um momento histórico de escuta e construção coletiva. Durante a solenidade de abertura, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luana Paula Vendruscolo, destacou a importância da conferência como instrumento de participação social e fortalecimento do SUS. "Falar de saúde do trabalhador é falar de justiça social e de valorização da vida de quem move a economia e garante o funcionamento da cidade. A saúde começa no local de trabalho, nos direitos conquistados e naqueles que ainda precisamos lutar para conquistar", afirmou. AUTORIDADES REAFIRMAM COMPROMISSO COM A SAÚDE PÚBLICA O secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, parabenizou a equipe organizadora e ressaltou a relevância do tema. "Tratar da saúde do trabalhador como um direito humano é um avanço necessário. Temos o compromisso de garantir condições dignas e atenção integral à saúde de quem faz a cidade acontecer todos os dias", declarou. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto também participou da abertura e reforçou a importância do acolhimento no serviço público. "A saúde começa pelo atendimento. Quando uma pessoa é recebida com respeito e cuidado, já inicia sua recuperação. Esta conferência é uma demonstração de compromisso com a humanização do serviço e com a escuta ativa da nossa comunidade", disse. PALESTRA PROVOCA REFLEXÃO SOBRE O VALOR DO TRABALHO Um dos momentos mais aguardados da conferência foi a palestra do professor Mário Junges, convidado especial do evento, que abordou o tema "Saúde do Trabalhador como Direito Humano". Com uma abordagem humanista e provocadora, o palestrante convidou os presentes a repensarem o lugar do trabalho na vida contemporânea e os impactos das transformações do mundo laboral na saúde física e emocional das pessoas. "O trabalho deve ser fonte de realização e não de sofrimento. Falar de saúde do trabalhador é denunciar o adoecimento causado por metas abusivas, jornadas exaustivas e relações precarizadas. É também defender o direito de existir com dignidade", afirmou o palestrante. Ele também abordou os desafios trazidos pelas novas relações de trabalho, como o avanço da informalidade, a terceirização e os impactos da tecnologia na saúde mental dos trabalhadores. A palestra trouxe ainda exemplos de boas práticas em saúde do trabalhador implementadas em outros municípios. GRUPOS DE TRABALHO E PROPOSTAS PARA O FUTURO Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para discutir os três eixos temáticos da conferência: Eixo 1 – As políticas estadual e nacional de saúde do trabalhador e da trabalhadora; Eixo 2 – As novas relações de trabalho e os impactos na saúde do trabalhador e da trabalhadora; Eixo 3 – Participação popular para efetivação do controle social. As propostas elaboradas nos grupos serão sistematizadas e encaminhadas às etapas estadual e nacional, com o objetivo de integrar as demandas locais às políticas públicas de maior alcance. A organização do evento destacou o comprometimento de todos os envolvidos e o alto nível das contribuições apresentadas. DELEGADOS A conferência foi encerrada com a eleição dos delegados que representarão Getúlio Vargas nas próximas etapas. Foram eleitos: Trabalhadores da Saúde Titular: Vanessa Paula Vieira Suplente: Daiane Helena Uebel   Gestão ou Prestadores de Serviço Titular: Tatiana Novelli de Oliveira Suplente: Rosane Fatima Carbonera Cadorin   Usuários do SUS Titular: Rogerio Dimas de Oliveira Suplente: Rosane Maria Tabolca Fontanive Titular: Jaqueline Alvaristo Suplente: Mary Fenske [gallery ids="22591,22590,22589,22588,22587"]

DATA: 10.04.2025 CAT: Notícias Destaque

Comunicado do Conselho Tutelar

Comunicação O Colegiado do Conselho Tutelar de Getúlio Vargas/RS vem por intermédio deste, informar que, referente a vídeos que estão circulando nas redes sociais, envolvendo crianças, este órgão já tomou todas as medidas de proteção cabíveis ao caso. Solicita-se que a população não compartilhe, evitando-se assim a exposição dos menores de idade, conforme estabelecido no ECA (Estatuto da Crianças e Adolescentes). Getulio Vargas 09 de abril de 2025

DATA: 10.04.2025 CAT: Desenvolvimento

Curso promove curso de produção de alimentos à base de arroz e seus derivados

Capacitação reuniu mulheres para aprender receitas práticas com aproveitamento integral do grão   Em uma iniciativa que alia tradição culinária, geração de renda e sustentabilidade, foi realizado no município de Getúlio Vargas, entre os dias 31 de março e 1º de abril, o curso "Produção de Alimentos à Base de Arroz e seus Derivados". A capacitação, com carga horária de 14 horas, contou com a participação de mulheres da comunidade, que se dedicaram ao aprendizado de técnicas e receitas utilizando o arroz como ingrediente principal. A atividade foi promovida através de uma parceria entre o Sindicato Rural de Getúlio Vargas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR-RS) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A instrutora responsável foi Nadieli Bogoni, que conduziu o grupo em momentos teóricos e práticos ao longo dos dois dias. RECEITAS TRADICIONAIS COM NOVOS OLHARES Durante o curso, as participantes colocaram a mão na massa — literalmente — e produziram uma variedade de alimentos como pães, cucas, bolachas, empadas e bolos, todos com o arroz ou seus derivados como base. A proposta da formação é incentivar o aproveitamento integral do alimento, incluindo a farinha de arroz e o arroz triturado, além de valorizar receitas que podem ser reproduzidas em casa ou até mesmo comercializadas. "Trabalhar com o arroz vai além do tradicional arroz com feijão. É possível criar receitas saborosas e lucrativas, respeitando a cultura alimentar local e promovendo a sustentabilidade", explicou Nadieli Bogoni, destacando a importância do curso para fomentar o empreendedorismo feminino. A participação ativa e entusiasmada das alunas reforçou o sucesso da ação.

DATA: 09.04.2025 CAT: Notícias

Prefeitura de Getúlio Vargas abre processo seletivo para fonoaudióloga com ênfase em atuação comunitária

Inscrições podem ser feitas de 10 a 24 de abril   A Prefeitura de Getúlio Vargas, no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas para o Processo Seletivo Simplificado que visa à contratação temporária de uma fonoaudióloga, com jornada de 20 horas semanais, além da formação de cadastro reserva. A seleção, regida pelo Edital nº 140/2025, prevê atuação na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e está amparada por legislação específica de interesse público. A iniciativa busca suprir necessidades imediatas e relevantes da rede municipal de saúde, garantindo atendimento especializado à população nas áreas de comunicação e linguagem. FUNÇÕES E PERFIL PROFISSIONAL As atribuições abrangem desde ações preventivas até diagnóstico e terapias voltadas à fala, voz, audição, linguagem oral e escrita, deglutição, respiração e mastigação. "O fonoaudiólogo é um elo fundamental entre a saúde e a educação, sendo responsável por garantir o pleno desenvolvimento das habilidades comunicativas e cognitivas das pessoas", destaca o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa. Entre as exigências para a candidatura estão idade mínima de 21 anos, diploma de curso superior em Fonoaudiologia, registro profissional no conselho da categoria e experiência comprovada. A seleção será feita exclusivamente por meio de análise curricular, com pontuação atribuída aos títulos apresentados e ao tempo de atuação profissional. INSCRIÇÕES GRATUITAS E PRESENCIAIS As inscrições ocorrem entre os dias 10 e 24 de abril, de forma presencial, na Secretaria de Saúde e Assistência Social. Os interessados devem entregar envelope lacrado contendo ficha de inscrição e cópias dos documentos exigidos, como CPF, RG, diploma, certidões de quitação eleitoral e militar (para homens), além de comprovantes de experiência e cursos na área. O processo classificatório será realizado por uma comissão nomeada por portaria e seguirá critérios objetivos. Cursos de especialização, mestrado, doutorado e capacitações específicas, como audiometria e testes da linguinha e orelhinha, somam pontos à nota final. A cada ano completo de experiência profissional na área, o candidato acumula um ponto. O resultado preliminar será divulgado no dia 7 de maio, e os recursos poderão ser interpostos no dia seguinte. O resultado final está previsto para 14 de maio. ACESSO À INFORMAÇÃO Todos os editais, publicações e convocações serão afixados no painel oficial da Prefeitura e no site institucional www.pmgv.rs.gov.br. Mais detalhes sobre a função, exigências e pontuação estão disponíveis no edital completo. Conheça o edital: Edital Abertura Processo Seletivo Fonoaudiólogo

DATA: 09.04.2025 CAT: Educação

SMECD de Getúlio Vargas conquista o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva por ações em educação para as relações étnico-raciais

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Getúlio Vargas foi contemplada com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva de Educação para as Relações Étnico-Raciais, durante o 35º Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Sul e Região Sul, realizado no dia 3 de abril, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo (RS). O reconhecimento foi entregue à secretária Luciane Spanhol Bordignon e às orientadoras pedagógicas Daniela Hoffmann e Luana Leticia Reffiel Menta, que representaram o município na cerimônia. A distinção homenageia ações e políticas públicas que fortalecem a formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639/2003, alterada pela Lei nº 11.645/2008, que torna obrigatória a inclusão do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena nos currículos escolares. RECONHECIMENTO ESTADUAL O evento premiou 77 municípios gaúchos que têm se destacado na promoção da equidade racial, na valorização da diversidade cultural e na construção de ambientes educacionais mais inclusivos. Getúlio Vargas foi reconhecido pelas iniciativas de formação continuada dos professores e pelo desenvolvimento de programas específicos voltados à valorização das culturas afro-brasileira e indígena. "Essa conquista é fruto do comprometimento da nossa rede com uma educação plural, que respeita as diferentes histórias, origens e culturas dos nossos estudantes. Continuaremos trabalhando para fortalecer essas ações", afirmou a secretária Luciane Spanhol Bordignon. A entrega do selo ocorreu em uma programação repleta de debates, apresentações culturais e troca de experiências entre educadores, gestores e representantes de diversas instituições de ensino da Região Sul. O Selo Petronilha é considerado um importante instrumento de valorização de redes de ensino que se destacam no combate ao racismo e na promoção de uma educação antidiscriminatória.