Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 24.02.2025 CAT: Desenvolvimento

Curso ensina a produção de alimentos à base de derivados de Arroz em Getúlio Vargas

Inscrições podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico Nos dias 31 de março e 1º de abril, o município de Getúlio Vargas será sede de um curso voltado à produção de alimentos à base de derivados de arroz. O evento, que acontecerá no Centro de Convivência Natalício José Botolli, será conduzido pela instrutora Nadieli Bogoni e tem como objetivo oferecer aos participantes as ferramentas para transformar o arroz, elemento tão presente na mesa brasileira, em novas possibilidades gastronômicas e até em oportunidades comerciais. O curso é voltado tanto para quem deseja aprimorar habilidades culinárias quanto para quem busca novas alternativas de geração de renda. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Getúlio Vargas. A ação é uma parceria entre o Governo Municipal, o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), reforçando o comprometimento dessas entidades com a qualificação e a geração de oportunidades para a população. SERVIÇO: O quê: Curso de culinária Datas: 31/03 e 01/04 Horário: Das 8h30 às 12h00 e das 13h30 às 17h Local: Centro de Convivência Natalício José Botolli Inscrições: Secretaria de Desenvolvimento Econômico

DATA: 24.02.2025 CAT: Administração

Prefeitos e entidades do agronegócio discutem decretos de situação de emergência devido à estiagem severa

Lideranças regionais unem esforços para enfrentar a crise hídrica e minimizar impactos econômicos e sociais Na manhã desta segunda-feira, 24, o Gabinete do Prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, sediou mais uma reunião para discutir a possibilidade de declarar situação de emergência em resposta à estiagem severa que afeta a região. O encontro reuniu membros do Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Getúlio Vargas (CDAGRO) e lideranças locais, focando na coordenação de esforços para enfrentar a crise Além do Prefeito Prezzotto, participaram do evento prefeitos da região, incluindo Geverson Zimmermann, de Estação; Homero Fochesatto, de Sertão; Jair Antônio Ostrowski, de Floriano Peixoto; Valmor José Tomelero, de Erebango; e Gerson Roncaglio, de Charrua. Secretários municipais e representantes de entidades como ACCIAS, CDL, Sindicato Rural, Sutraf, e Defesa Civil também marcaram presença. A reunião foi conduzida por Renato Mores, presidente do CDAGRO e extensionista da Emater, que destacou a gravidade do cenário e a necessidade de um trabalho conjunto. FOCO NA DECLARAÇÃO DE EMERGÊNCIA O principal objetivo da reunião foi avaliar a viabilidade de emissão de decreto de situação de emergência em todos os municípios presentes, com base em perdas agrícolas superiores a 50%. O prefeito Prezzotto abriu o encontro ressaltando a urgência das medidas diante do agravamento da situação. "Desde nosso último encontro, a situação se deteriorou significativamente. Precisamos agir com rapidez para evitar prejuízos ainda maiores à economia agrícola e à vida dos nossos produtores", afirmou. Renato Mores enfatizou a importância dos laudos técnicos e do apoio de entidades da área da agricultura e assistência social para subsidiar o documento e as ações emergenciais. "Estamos vendo perdas que ultrapassam 50% em algumas áreas, o que compromete desde a produção de soja até o leite e as pastagens, além das culturas de feijão e milho safrinha e olerícolas. Também há muitos produtores com dificuldades devido à falta de água para atender seus animais. É fundamental que, enquanto grupo, unamos forças e tomemos decisões rápidas para mitigar esses efeitos", declarou. DISCUSSÕES E ESTRATÉGIAS Durante a reunião, as lideranças compartilharam preocupações em relação ao impacto agrícola e social da estiagem. Foi discutida a dificuldade dos pequenos produtores que enfrentam reduções significativas nas colheitas e a urgente necessidade de investimentos em recursos hídricos para garantir o abastecimento e a sustentabilidade econômica da região. Além de discutir os impactos imediatos da estiagem, os participantes abordaram a necessidade de um olhar integrado que envolva tanto os gestores públicos quanto as entidades de apoio. A urgência de um decreto de todos os municípios foi enfatizada como uma forma de fortalecer a posição dos municípios na busca por auxílio estadual e federal para os agricultores e municípios atingidos. A reunião foi encerrada com um consenso sobre a importância de agir rapidamente. Ficou decidido que os municípios trabalharão em conjunto para formalizar o decreto de emergência, buscando alinhar as estratégias para maximizar o impacto das medidas adotadas. As lideranças também acordaram em realizar reuniões de acompanhamento para avaliar o progresso e ajustar ações conforme necessário. O compromisso coletivo firmado nesta reunião representa um passo decisivo na busca por soluções para a crise hídrica, destacando a determinação das lideranças regionais em proteger suas comunidades e garantir a sustentabilidade econômica frente à adversidade climática. [gallery ids="21485,21487,21488,21489"]

DATA: 20.02.2025 CAT: Administração

Vice-prefeito de Getúlio Vargas participada Assembleia de Verão da FAMURS

Evento reúne lideranças municipais para debater os desafios das gestões municipais O vice-prefeito de Getúlio Vargas, Dinarte Afonso Tagliari Farias, está participando da Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), que está sendo realizada na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (SABA), em Xangri-Lá. Acompanhada da secretária de Administração, Tatiane Giaretta, ele integra o encontro que reúne gestores públicos de todo o estado para debater estratégias e iniciativas específicas ao desenvolvimento e à recuperação dos municípios gaúchos. Com o tema "Juntos para reconstruir, somando forças para superar", o evento tem como objetivo discutir desafios enfrentados pelas administrações municipais e propor soluções para a retomada econômica e social do Rio Grande do Sul. A abertura oficial do evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), reunindo um público de mais de 1.500 pessoas, entre 300 prefeitos, vice-prefeitos, secretários e representantes dos 497 municípios do estado. Para o vice-prefeito Dinarte Afonso Tagliari Farias, a assembleia é um espaço fundamental para a troca de experiências e o fortalecimento da gestão pública. "Este evento representa a união dos municípios gaúchos em busca de soluções concretas para os desafios que enfrentamos. O trabalho conjunto é essencial para garantirmos o desenvolvimento sustentável das nossas cidades", destacou. A programação da Assembleia de Verão segue até esta sexta-feira (21), com palestras, debates e painéis que abordam temas como inovação na gestão pública, financiamento de projetos municipais e estratégias para contribuições o crescimento econômico das cidades. Promovido anualmente pela FAMURS, o evento se consolidou como o maior encontro municipalista do litoral gaúcho, reunindo lideranças e especialistas para discutir políticas públicas e fortalecer a representatividade dos municípios junto aos governos estaduais e federais. [gallery ids="21437,21436,21434"]

DATA: 19.02.2025 CAT: Administração

Região de Getúlio Vargas discute impactos daestiagem e possível decreto de emergência

Prefeitos e representantes do setor agropecuário avaliam cenário crítico e medidas para minimizar prejuízos A estiagem severa que atinge Getúlio Vargas e municípios vizinhos foi pauta de uma reunião emergencial realizada na manhã desta quarta-feira (19) no gabinete do prefeito Pedro Paulo Prezzotto. O encontro, solicitado pelo Conselho de Desenvolvimento Agropecuário de Getúlio Vargas (CDAGRO), reuniu lideranças da região para avaliar os impactos da seca e debater medidas de enfrentamento à crise hídrica. Além de Prezzotto, participaram os prefeitos de Estação, Geverson Zimmermann; Sertão, Homero Fochesatto; e Floriano Peixoto, Jair Antônio Ostrowski, acompanhados de secretários municipais da agricultura, de desenvolvimento econômico, de meio ambiente, de obras e da Fazenda. Também estavam presentes representantes de entidades como ACCIAS, CDL, Sindicato Rural, Sutraf, Secretaria de Agricultura do Estado, e os membros do CDAGRO. A condução da reunião ficou a cargo do presidente do conselho, o extensionista da Emater, Renato Mores, que destacou a gravidade do cenário atual. IMPACTOS DA ESTIAGEM E PREJUÍZOS NO CAMPO Os relatos dos participantes evidenciaram uma situação alarmante. A falta de chuvas e as temperaturas extremas têm causado perdas significativas na agricultura e na pecuária, impactando diretamente a economia local. Segundo avaliações preliminares, a quebra da safra de soja pode chegar a 50%, com estimativas de perdas ainda maiores caso o período seco persista. A produção leiteira também sofreu uma redução considerável, com rebanhos afetados pelo estresse térmico e escassez de pastagem. "O estresse hídrico e térmico está prejudicando não apenas o desenvolvimento das lavouras, mas também a produtividade do gado leiteiro. O impacto financeiro será grande, refletindo em toda a cadeia produtiva e no comércio local", afirmou Renato Mores. Outro ponto destacado foi a dificuldade enfrentada pelos agricultores em manter seus compromissos financeiros. "Muitos produtores realizaram grandes investimentos nos últimos anos, adquirindo maquinário e expandindo suas lavouras. Agora, com a quebra da safra e os preços em queda, a preocupação é com a capacidade de pagamento desses financiamentos", pontuou um dos participantes. POSSIBILIDADE DE DECRETO DE EMERGÊNCIA Diante desse cenário crítico, a possibilidade de decretar situação de emergência nos municípios afetados foi amplamente discutida. O decreto permitiria facilitar o acesso a recursos estaduais e federais, além de viabilizar prorrogações de dívidas para os produtores. No entanto, alguns prefeitos sugeriram aguardar mais alguns dias para consolidar os laudos técnicos e avaliar a real extensão dos danos. "Já estamos colhendo dados para fundamentar um possível decreto. A Emater está realizando os laudos, mas é importante que a decisão seja tomada em conjunto para que todos os municípios possam reivindicar apoio de forma unificada", destacou o prefeito de Estação, Geverson Zimmernann. A defesa civil estadual também foi mencionada durante o encontro, com sugestões de que um representante seja convidado para esclarecer dúvidas sobre os critérios de homologação dos decretos. AÇÕES A CURTO E LONGO PRAZO Além das medidas emergenciais, a reunião também abordou estratégias para minimizar os efeitos das estiagens futuras. A ampliação de programas de irrigação, incentivo à conservação do solo e melhorias na captação e armazenamento de água foram apontadas como alternativas viáveis para reduzir a vulnerabilidade da região a períodos prolongados de seca.   "Precisamos fazer o decreto. A decisão cabe aos prefeitos, e precisamos definir juntos o que será feito. Nossa região enfrenta uma crise grave, e a estiagem não vai acabar amanhã. O impacto será sentido não apenas no campo, mas em todo o comércio e na arrecadação dos municípios", reforçou o prefeito de Getúlio Vargas. A reunião foi encerrada com a definição de um novo encontro na próxima segunda-feira (24), quando será avaliada a evolução da situação e a decisão sobre o decreto de emergência. Até lá, os municípios seguirão coletando dados e monitorando as previsões climáticas para embasar as próximas ações. A estiagem já compromete significativamente a economia agrícola da região, e as lideranças locais buscam, agora, articular medidas que possam amenizar os prejuízos e garantir apoio aos produtores rurais. [gallery ids="21400,21399,21398,21397"]

DATA: 19.02.2025 CAT: Desenvolvimento

Feira do Produtor de Getúlio Vargas passa por revitalização e ajustes no funcionamento

Mudanças foram definidas em reunião com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emater e já estão em andamento A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Getúlio Vargas e o escritório da Emater reuniram-se, no início deste mês de fevereiro, com produtores rurais para discutir melhorias na Feira do Produtor. O encontro marcou a apresentação do novo secretário da pasta, Darlei Gysi, e serviu para alinhar diretrizes de trabalho para o ano. Entre os principais temas abordados, destacou-se a reorganização do horário de funcionamento da feira, medida necessária para otimizar a logística dos feirantes e melhorar a experiência dos consumidores. O novo horário estabelecido é das 6h45 às 10h30, permitindo um fluxo mais organizado no atendimento. Outro ponto importante foi a dificuldade enfrentada pelos produtores no momento de abastecer as bancas. Como não havia um acesso lateral exclusivo, os consumidores frequentemente ocupavam a entrada principal, gerando problemas de circulação. Para solucionar a questão, ficou definido que será criada uma porta lateral exclusiva para os feirantes, permitindo que realizem o abastecimento antes da abertura oficial ao público. MELHORIAS EM ANDAMENTO Apenas 15 dias após a reunião, as deliberações já começaram a ser implementadas, e diversas melhorias estão em andamento. Além dos ajustes operacionais, a feira passa por um processo de revitalização, que inclui a pintura das instalações. A reforma é fruto de uma parceria entre a prefeitura, os feirantes e instituições bancárias, que contribuíram com recursos para viabilizar as obras. "Está ficando tudo reformado e visualmente mais bonito", destacou o extensionista da Emater, Renato Mores, que participou da reunião e acompanha as melhorias. Atualmente, a Feira do Produtor de Getúlio Vargas conta com 13 bancas e funciona às terças-feiras e aos sábados. A gestão do espaço é compartilhada entre os produtores e a prefeitura, uma vez que o prédio pertence ao município. Segundo Renato Mores, o primeiro dia de implementação das novas regras gerou desafios de adaptação, mas a expectativa é de que as mudanças tragam benefícios tanto para os feirantes quanto para os consumidores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico seguirá acompanhando o processo e avaliando eventuais ajustes para garantir o pleno funcionamento da feira. [gallery ids="21390,21389"]

DATA: 18.02.2025 CAT: Notícias Destaque

Getúlio Vargas amplia frota da saúde com nova van adaptada

Veículo adquirido com recursos de emenda parlamentar e municipal reforçará o transporte de pacientes O município de Getúlio Vargas recebeu, no final da tarde do dia 14 de fevereiro, um novo veículo que reforçará a frota de transporte da saúde municipal. A van, um modelo Mercedes-Benz Sprinter 517 CDI 17+1 Lugares (2024/2025), conta com adaptação para acessibilidade, incluindo plataforma elevatória bipartida lateral, garantindo mais conforto e segurança aos pacientes. A aquisição foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Luis Carlos Heinze, no valor de R$ 304.800,00, complementada com R$ 56.200,00 de recursos próprios do município, totalizando um investimento de R$ 361.000,00. O prefeito Pedro Paulo Prezzotto e o secretário de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, acompanhados da equipe da Secretaria, receberam o veículo, que passará a integrar a frota de transporte da saúde municipal. A nova van atenderá à crescente demanda por deslocamento de pacientes para consultas, exames e tratamentos em outras cidades, garantindo mais eficiência no atendimento. "Estamos investindo para melhorar a qualidade de vida dos nossos cidadãos, e essa nova van é mais uma conquista que demonstra nosso compromisso com a saúde de Getúlio Vargas", afirmou o secretário Elgido Pasa. A administração municipal segue empenhada na modernização da infraestrutura da saúde, proporcionando melhores condições para os usuários do sistema público. [gallery ids="21368"]

DATA: 17.02.2025 CAT: Educação

Getúlio Vargas promove 1º Encontro Pedagógico com foco na inovação educacional

Evento reuniu profissionais da educação para debater desafios e perspectivas do ensino no município O município de Getúlio Vargas deu início ao ano letivo com a realização do 1º Encontro Pedagógico da Rede Municipal de Ensino, um evento que reuniu todos os servidores da educação para discutir inovação e estratégias educacionais. A programação incluiu uma conferência, uma apresentação institucional sobre o cenário educacional da Rede Municipal de Ensino no município e o conceito de Inovação, tema deste ano letivo, além de momentos de reflexão sobre os desafios do ensino na atualidade. O encontro foi aberto com uma apresentação cultural de Maicon Balbinot e Samuel Pomorski de Souza, proporcionando um momento de integração e recepção calorosa aos participantes. SECRETÁRIA DESTACA FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, deu as boas-vindas ao público e destacou o compromisso da administração municipal com o avanço da educação. Para ilustrar a importância da atuação dos educadores, Luciane citou o poema Atenção, de Bertolt Brecht, ressaltando sua relevância atemporal e a necessidade de um olhar atento para a sociedade e para os desafios da educação. "Esse poema nos lembra a luta pela emancipação, a repulsa à indiferença e a necessidade da solidariedade. Na educação, nosso papel vai além de transmitir conhecimento; somos agentes de transformação, responsáveis por garantir justiça social e formação cidadã", afirmou. Luciane enfatizou que a inovação educacional deve acontecer a partir do protagonismo dos sujeitos, da partilha dos saberes e da construção coletiva do conhecimento. Segundo ela, a Secretaria tem trabalhado ativamente para estruturar um planejamento estratégico que fortaleça a rede municipal e torne Getúlio Vargas uma Cidade Educadora, conceito que amplia a educação para além dos muros da escola. "Educar não é uma responsabilidade exclusiva da escola. Uma cidade educadora se constrói com múltiplos espaços de convivência, de respeito e solidariedade. Nossa proposta pedagógica está sendo edificada de forma participativa, com cada um de vocês, para garantir uma educação inovadora, humana e eficiente", pontuou. PREFEITO REFORÇA INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO O prefeito Pedro Paulo Prezzotto participou do evento e reafirmou que a educação será uma das prioridades da administração municipal. Ele destacou que a Prefeitura seguirá investindo em infraestrutura, formação de professores e novas tecnologias para aprimorar o ensino nas escolas municipais. "Acreditamos que uma educação forte é o caminho para o desenvolvimento do nosso município. Não mediremos esforços para garantir que as escolas de Getúlio Vargas sejam espaços de crescimento, inovação e inclusão para todos", afirmou. CENÁRIO EDUCACIONAL E INOVAÇÃO NO ENSINO O coordenador pedagógico da SMECD, David Zanoni, apresentou um panorama da rede municipal, destacando os números de matrículas, contratações e os desafios enfrentados. Ele introduziu o conceito de inovação educacional, abordando maneiras de aprimorar didática, metodologia e avaliação. Segundo Zanoni, a inovação não significa apenas criar algo novo, mas melhorar práticas já existentes, tornando-as mais eficientes e adequadas à realidade local. De acordo com os dados apresentados, o município teve um aumento significativo de alunos na rede municipal, totalizando 1.533 matrículas em 2025. Esse crescimento exigiu a ampliação do quadro de professores e a criação de novas turmas para garantir a qualidade do ensino. CONFERÊNCIA SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA O ponto alto do encontro foi a Conferência "Inovação Pedagógica", ministrada pelo professor Dr. Claudio Dalbosco e pela professora Dra. Luciana Rizzi, ambos especialistas em educação. Dalbosco destacou que a inovação na escola não se limita ao uso da tecnologia, mas envolve uma abordagem cultural e reflexiva da educação, permitindo que professores e gestores repensem suas práticas pedagógicas. "Na educação, inovação sem formação não existe. Precisamos desenvolver um ambiente dialógico que estimule o pensamento crítico, o questionamento e a participação coletiva", afirmou o professor. Um dos conceitos centrais abordados pelo conferencista foi o ócio estudioso, uma ideia que, segundo ele, precisa ser resgatada dentro do ambiente escolar. "Ensinar não é apenas transmitir conteúdos, mas sim criar um espaço de reflexão, de questionamento e de diálogo", explicou. Dalbosco defendeu que o tempo livre para pensar e refletir é fundamental para a qualidade do ensino, tanto para os professores quanto para os estudantes. "A escola moderna, com seu excesso de avaliações e metas quantitativas, muitas vezes elimina o espaço para a reflexão. E sem reflexão, não há educação de verdade", argumentou. Ele destacou que o ócio estudioso não significa inatividade, mas sim um tempo necessário para o aprendizado profundo. "A inovação real não acontece apenas com mais tecnologia ou com novas metodologias. Ela surge quando garantimos que alunos e professores tenham tempo para pensar, questionar e construir conhecimento", afirmou. A professora Luciana Rizzi, por sua vez, compartilhou sua experiência na rede pública e enfatizou a necessidade de se criar um espaço dentro das escolas para o chamado "ócio estudioso". "Se não há tempo para o professor estudar, planejar e trocar experiências com seus colegas, a qualidade do ensino será comprometida. A inovação não se faz com pressa, mas sim com consciência", afirmou Rizzi. Ela enfatizou que o grande desafio das escolas é encontrar maneiras de equilibrar as demandas burocráticas e pedagógicas, garantindo que a educação seja mais humanizada e eficiente. Com um planejamento estratégico voltado para a inovação e a formação continuada dos educadores, o 1º Encontro Pedagógico reforçou o compromisso de Getúlio Vargas em consolidar uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento integral dos alunos. [gallery ids="21314,21312,21309,21310,21311,21313"]

DATA: 16.02.2025 CAT: Educação

Governo de Getúlio Vargas promove formação da Lei Lucas para capacitação de profissionais da educação

Evento reforçou a importância da qualificação em primeiros socorros para servidores provinciais A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou, na tarde de quinta-feira, 13 de fevereiro, a Formação Lei Lucas, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal. O evento, que teve início às 14h e avançou até às 16h, contou com a participação de servidores da Rede Municipal de Ensino e foi ministrado por Andressa Baratto, coordenadora dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Segurança do Trabalho da UNIDEAU. A capacitação abordou protocolos e técnicas essenciais de primeiros socorros, garantindo mais segurança no ambiente escolar e preparando os profissionais para situações de emergência. A ação atende às diretrizes da Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que determina a obrigatoriedade do treinamento de funcionários de instituições de ensino em procedimentos básicos de suporte à vida. IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA A SEGURANÇA ESCOLAR Durante a formação, foram apresentadas orientações sobre identificação de emergências, atendimento imediato a crianças e adolescentes em situações de risco e ação rápida até a chegada do serviço especializado. O treinamento enfatizou práticas como manobras de desengasgo, reanimação cardiopulmonar (RCP), contenção de hemorragias e abordagem inicial em casos de desmaios e convulsões. De acordo com a palestrante Andressa Baratto, a preparação contínua dos profissionais da educação é fundamental para a proteção dos alunos. "Situações inesperadas podem acontecer a qualquer momento. Ter servidores treinados e capacitados fazem toda a diferença para salvar vidas", destacou. COMPROMISSO COM A SEGURANÇA NAS ESCOLAS A secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Bordignon, ressaltou que a formação é mais um passo no compromisso da Administração Municipal com a segurança dos estudantes. "Nossa prioridade é garantir um ambiente escolar seguro. A formação em primeiros socorros traz mais tranquilidade para pais, alunos e profissionais da educação", afirmou. A formação contou com a participação de servidores de todas as escolas municipais, incluindo professores, operários, serventes, secretária de escola, auxiliar de professor, monitora, zeladora, auxiliar de serviços gerais, além de equipes diretivas das escolas. Com eventos como este, Getúlio Vargas reafirma seu compromisso com a educação de qualidade, aliada à segurança e ao bem-estar da comunidade escolar. [gallery ids="21287,21286,21285"]