Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 22.05.2025 CAT: Meio Ambiente

Getúlio Vargas abre a Semana do Meio Ambiente com programação educativa e interativa para estudantes

Atividades incluem palestra sobre logística reversa, oficinas temáticas e vivência ao ar livre com apoio dos Escoteiros e parceiros ambientais A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove no dia 3 de junho a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente, com uma programação voltada à educação ambiental e à conscientização ecológica dos alunos das escolas municipais. A iniciativa conta com apoio do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Santa Clara, inpEV e Escoteiros do Brasil. As ações terão como público-alvo os estudantes do Ensino Fundamental e incluem desde palestras e oficinas educativas até vivências ao ar livre, proporcionando um dia de reflexão e conexão com a natureza. COMPROMISSO COM O FUTURO As atividades iniciam às 8h30, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal, com a abertura oficial da programação. Na sequência, às 8h45, será realizada uma palestra sobre logística reversa e destinação correta de embalagens após o consumo, com foco na importância da responsabilidade compartilhada na gestão de resíduos. Às 10h15, após um intervalo para o lanche, os estudantes participam de oficinas temáticas, pensadas para aprofundar os conhecimentos abordados na palestra. Toda a programação da manhã é direcionada às turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal. APRENDIZADO EM MEIO À NATUREZA No turno da tarde, a partir das 13h30, as atividades se transferem para o Parque Municipal das Águas, onde os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participarão de uma experiência ao ar livre em parceria com o Grupo Escoteiro Bororós. Com o tema acampamento de mínimo impacto, as ações buscam desenvolver valores como respeito ao meio ambiente, coletividade e autonomia. O encerramento das atividades está previsto para às 15h, com lanche coletivo. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA A Semana do Meio Ambiente em Getúlio Vargas reforça o compromisso do município com a formação de uma geração mais consciente e engajada na proteção dos recursos naturais. Unindo conhecimento técnico e vivência prática, a programação se apresenta como uma oportunidade valiosa de reflexão sobre o papel de cada cidadão na construção de um futuro sustentável. A ação integra o calendário ambiental nacional e visa fortalecer a conexão entre escola, poder público e sociedade civil em prol do desenvolvimento de políticas ambientais mais eficazes e participativas.

DATA: 22.05.2025 CAT: Educação

Geração Consciente: Ações de Saúde e Educação para a Transformação dos Jovens

No último dia 15 de maio, o Salão de Atos da Prefeitura Municipal foi palco de um evento significativo para os estudantes do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Antonio Zambrzycki e Pedro Herrerias. A palestra, uma iniciativa das Secretarias de Saúde e Assistência Social e a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, abordou temas essenciais para o desenvolvimento saudável e consciente dos adolescentes, focando na promoção da saúde mental, prevenção ao uso de drogas e a importância da autocompreensão emocional. UMA MAIOR ARTICULAÇÃO ENTRE ESCOLAS E SERVIÇOS DE SAÚDE O evento teve como objetivo reforçar a articulação entre as escolas e os serviços de saúde, criando um ambiente integrado e propício para o cuidado integral dos jovens. A proposta é engajar os adolescentes em práticas que promovam o bem-estar físico e psicológico, garantindo que eles se sintam apoiados em todas as dimensões de sua saúde. Segundo a Secretária Adjunta de Saúde e Assistência Social, Luana Paula Vendruscolo, a integração entre os diversos setores é importante para enfrentar desafios relacionados ao bem-estar dos adolescentes, como o aumento das questões de saúde mental e o uso de substâncias ilícitas entre os jovens. Conforme a secretária de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, é fundamental que a escola seja um lugar seguro onde os alunos se sintam acolhidos e orientados, e onde eles possam aprender sobre o cuidado com a saúde, não apenas do corpo, mas também da mente. O PAPEL DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NA CONSCIENTIZAÇÃO A palestra contou com a presença de dois importantes profissionais de saúde: a psicóloga Márcia Secco Fernandez e o enfermeiro Márcio. Juntos, eles abordaram questões relacionadas à saúde mental, destacando a importância de os jovens aprenderem a lidar com suas emoções e sentimentos de maneira saudável. Márcia Secco falou sobre a relevância de os adolescentes desenvolverem inteligência emocional, um fator crucial para prevenir problemas como a ansiedade e a depressão. "Precisamos ensinar os jovens a reconhecer e expressar suas emoções de maneira saudável, para que possam enfrentar os desafios da vida com mais equilíbrio", afirmou a psicóloga. Já o enfermeiro Márcio trouxe à tona a questão do uso de drogas, alertando sobre os impactos físicos e psicológicos do consumo precoce. Ele explicou que, além de comprometer a saúde do corpo, o uso de substâncias pode afetar profundamente a saúde mental dos jovens, interferindo no desenvolvimento adequado de suas capacidades emocionais e sociais.   Legenda das fotos: Luana Reffiel Menta - SMECD, Rosdaeli Menegaz - coordenadora pedagógica da EMEF Pedro Herrerias, Enfermeiro do CAPS Márcio Cristiano Longo, Márcia Secco Fernandez - psicóloga do CAPES, Luciomar Vargas Jobim - vice-diretor EMEF Antonio Zambrzycki e Luana Vendruscolo Saúde   Secretária de Educação Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon   [gallery ids="23356,23352"]

DATA: 21.05.2025 CAT: Meio Ambiente

Getúlio Vargas inicia remoção de árvores da Praça Flores da Cunha para revitalização paisagística e segurança ambiental

Ação começa nesta segunda-feira, 19 de maio, com replantio planejado e foco na preservação da qualidade urbana e ambiental do espaço público   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, dará início, na próxima segunda-feira, 19 de maio, a um processo de remoção e substituição de árvores na Praça General Flores da Cunha, um dos principais pontos de convivência do município. A iniciativa faz parte de um plano de revitalização paisagística e ambiental do espaço, com o objetivo de garantir a segurança, a saúde urbana e a sustentabilidade do ambiente a longo prazo. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, a decisão foi tomada com base em avaliações técnicas que apontaram a necessidade de substituição de algumas espécies atualmente presentes na praça. A ação prevê a retirada gradual das árvores comprometidas, com posterior replantio de novas mudas adequadas ao ambiente urbano e ao ecossistema local. "O replantio já está previsto e as novas mudas estão sendo adquiridas, cuidadosamente escolhidas para garantir o equilíbrio ambiental e a harmonia visual da praça", informou Gysi. O projeto leva em conta critérios técnicos, como o porte das espécies, suas raízes e a capacidade de convivência com a fauna urbana. PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E QUALIDADE DE VIDA Embora o acúmulo de dejetos de aves, especialmente pombas, tenha sido uma preocupação crescente entre os frequentadores do local, o município reforça que a intervenção tem caráter preventivo e visa a melhoria da arborização e das condições sanitárias da área pública. "A revitalização busca equilibrar o paisagismo com a saúde pública, respeitando as normas ambientais e o uso adequado do espaço coletivo", destacou a pasta responsável. A Praça Flores da Cunha seguirá aberta à comunidade durante as intervenções, com orientação para que os frequentadores respeitem as sinalizações e delimitações das áreas em obras. A população será informada sobre o cronograma do replantio e o tipo de mudas que irão compor a nova paisagem do espaço. COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE A Prefeitura reforça que todas as ações seguem critérios legais e são acompanhadas por profissionais da área ambiental. A proposta de reestruturação visa oferecer à comunidade um espaço ainda mais bonito, seguro e ecologicamente equilibrado, reafirmando o compromisso de Getúlio Vargas com a sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos.

DATA: 21.05.2025 CAT: Educação

Caravana do RecreArte do Sesc chega a Getúlio Vargas com programação cultural até sexta-feira

Evento foi aberto oficialmente nesta terça-feira, 21 de maio, com a presença de autoridades e comunidade escolar Com uma manhã repleta de sorrisos, música e palavras de incentivo à educação e à cultura, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (21) a programação da Carreta RecreArte do Sesc em Getúlio Vargas. O evento, realizado no Calçadão da Praça Flores da Cunha, reuniu autoridades, professores, estudantes da rede pública e representantes do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, marcando o início de três dias de intensa atividade cultural e educativa no município. A estrutura móvel do Sesc permanecerá na cidade até sexta-feira, 23 de maio, oferecendo gratuitamente atrações como teatro, oficinas, sessões de cinema, apresentações culturais e atividades recreativas. Para abrilhantar ainda mais a abertura, a manhã contou com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica Getúliense, sob regência do maestro Gleison Wociekowski. "GETÚLIO VARGAS VIVE UM MOMENTO ESPECIAL" Durante a solenidade de abertura, a diretora do Sesc Erechim, Sandra Mariga Bordini, agradeceu a acolhida da comunidade e reforçou o compromisso da instituição com o acesso democrático à cultura. "Este ano será muito especial, porque poderemos oportunizar à comunidade o uso deste palco, dessa estrutura, para mostrar os talentos que temos aqui. A proposta do Sesc é levar lazer e cultura de forma gratuita a todos", afirmou. Sandra também anunciou que equipes do Sesc estarão disponíveis na quinta e sexta-feira para orientar a população sobre os serviços oferecidos pela entidade, como atividades de turismo, educação e saúde. PARCERIAS QUE TRANSFORMAM O diretor do Senac, Leandro Bianchi, destacou o trabalho conjunto desenvolvido no município, em especial o programa Jovem Aprendiz e as oficinas de robótica nas escolas. "Cultura e educação são o caminho. Que todos aproveitem essa oportunidade", disse. O vice-presidente da Fecomércio-RS e presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, ressaltou a importância da presença da Carreta do RecreArte em Getúlio Vargas. "É um evento muito disputado. Sempre que possível, vamos presentear a cidade com essa estrutura que leva arte, conhecimento e alegria às pessoas. Parabéns ao município pela competência com que vem conduzindo seu desenvolvimento", declarou. VALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO Representando a secretária municipal de Educação, Luciane Bordignon, destacou que iniciativas como o RecreArte promovem bem-estar e qualidade de vida por meio da recreação e do envolvimento da comunidade escolar. Encerrando a solenidade, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto emocionou os presentes ao falar diretamente com os estudantes: "O futuro de Getúlio Vargas passa por vocês, que estão aqui hoje. Só vamos transformar a sociedade por meio do conhecimento. Estudem, leiam, busquem sempre aprender. A educação é o maior investimento que podemos fazer", afirmou. PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ SEXTA-FEIRA A Carreta do RecreArte oferece ao longo da semana uma programação voltada para todos os públicos, com destaque para as peças teatrais infantis, apresentações artísticas locais e espaço de brinquedos. A iniciativa é uma parceria do Sesc com a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Além de promover o acesso à cultura, o projeto busca valorizar talentos locais e incentivar o protagonismo das escolas, ampliando o vínculo entre a comunidade e o universo artístico. [gallery ids="23265,23267,23276,23271,23269,23277,23268,23278,23275,23274,23273,23272,23270"]

DATA: 19.05.2025 CAT: Educação

Guaíba F.C. conquista o título do Campeonato Municipal de Futebol de Getúlio Vargas 2025

19Decisão emocionante foi disputada no Centro Esportivo Municipal no domingo, 18 de maio; após igualdade no placar agregado, time levantou a taça nos pênaltis   O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Getúlio Vargas 2025 chegou ao fim neste domingo, 18 de maio, com uma final memorável entre Guaíba F.C. e Sertão F.C., realizada no Centro Esportivo e Recreativo Municipal. Após um empate no placar agregado — 4 a 4 ao final dos dois jogos decisivos — a definição do título ficou para os pênaltis, com vitória do Guaíba por 5 a 4, que levantou a taça diante da torcida. O jogo de ida, realizado no dia 4 de maio, havia terminado com vitória do Guaíba por 3 a 2. No confronto de volta, neste domingo, o Sertão reagiu e venceu por 2 a 1. Com o empate no total dos dois confrontos, a decisão foi levada às penalidades máximas. A partida final contou com a presença do vice-prefeito de Getúlio Vargas, Dinarte Farias, que prestigiou o evento e participou da solenidade de entrega dos troféus aos campeões e vice-campeões, reforçando o apoio da Administração Municipal ao esporte amador. EQUILÍBRIO, EMOÇÃO E SUPERAÇÃO A final foi reflexo da qualidade técnica do campeonato: acirrada, equilibrada e com alto nível de competitividade. Guaíba e Sertão chegaram à decisão com campanhas consistentes, elencos entrosados e jogos marcados por emoção do início ao fim. Na disputa por pênaltis, o Guaíba foi mais eficiente e garantiu o título, para a alegria da equipe e da torcida. DESTAQUES DA COMPETIÇÃO O Campeonato Municipal também premiou os atletas que mais se destacaram durante os três meses de disputas: - Artilheiro: Junior Secco (Sertão F.C.), com 12 gols, peça-chave da equipe vice-campeã. - Goleiro menos vazado: Renan Canello (Caravágio), reconhecido pelo excelente desempenho defensivo. PARTICIPAÇÃO E INTEGRAÇÃO COMUNITÁRIA A edição de 2025 contou com a participação de 10 equipes: XV de Novembro, Monte Claro, Tigres, Meninos da Vila, Sertão F.C., Los Guapos, Caravágio A, Caravágio B, Souza Ramos e Guaíba. Durante três meses de competição, o torneio promoveu a integração entre bairros e comunidades do interior e incentivou o esporte amador como ferramenta de saúde, lazer e convivência social. AGRADECIMENTO E RECONHECIMENTO Ao final da partida, a organização do evento que esteve sob a responsabilidade do Departamento de Desporto da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, agradeceu às equipes participantes, torcidas, apoiadores e à comunidade que prestigiou os jogos ao longo do campeonato. O chefe do Departamento de Esportes do município, Lucas Saraiva, destacou: "Foi um campeonato de alto nível técnico e excelente espírito esportivo entre os atletas. Agradecemos a todas as equipes, torcidas, apoiadores e à administração municipal pelo empenho." [gallery ids="23258,23257,23254,23256,23255,23259"]

DATA: 16.05.2025 CAT: Meio Ambiente

Campanha de recebimento de Embalagens de Defensivos Agrícolas será realizada em Getúlio Vargas

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove entre os dias 26 e 29 de maio mais uma edição da campanha de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, em parceria com a Prefeitura de Estação e o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV). A ação também conta com o apoio de entidades e empresas do setor agropecuário da região. O objetivo da iniciativa é garantir o descarte ambientalmente correto dessas embalagens, contribuindo para a preservação ambiental, a saúde pública e o cumprimento da legislação vigente por parte dos produtores rurais. A campanha percorrerá diferentes localidades do interior de Getúlio Vargas e de Estação, com pontos de coleta organizados em quatro datas: 26 de maio – Km 13, Capela Sagrado Coração de Jesus 27 de maio – Distrito de Souza Ramos, em frente ao Salão Comunitário 28 de maio – Prefeitura de Getúlio Vargas (fundos) 29 de maio – Comunidade Vista Alegre, município de Estação O horário de atendimento será das 7h30 às 11h30 em todos os dias da programação. A campanha tem o apoio do Sindicato Rural de Getúlio Vargas, Associação Comercial, Cultural, Industrial e de Serviços de Getúlio Vargas, Treviso & Cia, BiAgro, Paludo Agropecuária, Kesoja, Ativa Soluções Agrícolas, Cotrijal, Grupo Polo, Futura Agrícola, Santa Clara e Vaccaro. A Secretaria de Meio Ambiente orienta os produtores a realizarem a tríplice lavagem das embalagens antes da entrega e lembra que este tipo de ação é fundamental para promover a sustentabilidade na agricultura e reduzir impactos negativos no meio rural.  

DATA: 15.05.2025 CAT: Educação

Caravana RecreArte do Sesc chega a Getúlio Vargas com cultura, diversão e aprendizado para crianças

Nos dias 21, 22 e 23 de maio, o Calçadão de Getúlio Vargas será palco de alegria, cultura e lazer com a chegada da Unidade Móvel de Cultura e Lazer – RecreArte, uma iniciativa do Sesc/RS, em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. A ação será voltada especialmente para os estudantes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino. A programação inclui apresentações culturais e brinquedos infláveis, proporcionando momentos de integração, criatividade e recreação para os alunos. A proposta é aliar diversão e educação, despertando o interesse pela cultura e fortalecendo vínculos por meio de atividades lúdicas. A cerimônia oficial de abertura acontece na quarta-feira, 21 de maio, às 9h, no Calçadão, marcando o início da programação que se estende por três dias e promete movimentar a cidade com atividades ao ar livre e muita interação. A caravana RecreArte é uma das ações do Sesc que percorre o Rio Grande do Sul levando cultura e entretenimento de forma gratuita a diversas comunidades. Em Getúlio Vargas, a passagem da Unidade Móvel reforça o compromisso do município com a formação integral das crianças, promovendo acesso democrático à arte e ao lazer. A Secretaria Municipal de Educação destaca a importância da iniciativa, que vai além do entretenimento: "Trata-se de uma vivência que contribui para o desenvolvimento social e emocional dos alunos, integrando escola, cultura e comunidade." Toda a comunidade escolar está convidada a prestigiar a programação e acompanhar mais esse importante momento de valorização da infância e da cultura em Getúlio Vargas.