Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 04.06.2025 CAT: Educação

Rede Municipal de Ensino firma parceria com o Senac para ampliar oferta do Programa Escola em Tempo Integral

Duas escolas municipais serão beneficiadas em 2025 com oficinas no turno inverso escolar A Rede Municipal de Ensino deu mais um passo importante rumo à formação integral de seus estudantes ao firmar uma parceria com o Senac para a implementação de oficinas no turno inverso, por meio do Programa Escola em Tempo Integral (ETI). A iniciativa contempla, já a partir de 2025, as escolas EMEF Cônego Stanislau Olejnik e EMEF 15 de Novembro, atendendo alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O programa federal fomenta a criação de matrículas em tempo integral — com carga horária igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais — em todas as etapas da educação básica. O objetivo é ampliar a jornada escolar e promover a formação integral dos estudantes, com foco especial nas escolas que atendem alunos em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. Por meio da parceria com o Senac, os alunos dessas duas escolas terão acesso a oficinas de Robótica, Teatro, Raciocínio Lógico, Desafios Matemáticos, Escrita Criativa, Música e Karatê. A expectativa é de que, neste primeiro momento, cerca de 50 estudantes sejam beneficiados pelas atividades. A ampliação do programa para outras unidades da rede está prevista para os próximos anos. Para a secretária municipal de Educação, professora Dra. Luciane Spanhol Bordignon, a educação em tempo integral vai além do simples aumento da carga horária. "Ela representa a oportunidade de formação plena dos nossos alunos, permitindo não apenas melhores resultados escolares, mas também o acesso a bens culturais e experiências enriquecedoras por meio da escola", afirmou. A confirmação da parceria ocorreu durante visita institucional ao prefeito Pedro Paulo Prezzotto, com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Dra. Luciane Spanhol Bordignon, e do coordenador pedagógico do município, professor Dr. David Zanon. Representando o Senac estiveram Andrei Simão, pedagogo do Departamento Regional do Senac RS – Porto Alegre; Andriele Vieira da Silva, responsável pelo setor de Soluções Corporativas do Senac Erechim; e Ana Paula Raiher Zorzi, pedagoga do Senac Erechim. A parceria foi confirmada por meio de uma visita dos técnicos do Senac Erechim, Andrei Simão, Pedagogo do Departamento Regional do Senac RS - Porto Alegre; Andriele Vieira da Silva, responsável pelo setor de Soluções Corporativas do Senac Erechim; Ana Paula Raiher Zorzi, Pedagoga do Senac Erechim.

DATA: 04.06.2025 CAT: Notícias

Parceria garante reforço na Farmácia Municipal de Getúlio Vargas com novos medicamentos

Entrega foi feita pelo assessor da deputada Fran Somensi e recebida por representantes da Secretaria de Saúde A saúde pública de Getúlio Vargas recebeu, nesta semana, um importante reforço com a chegada de novos medicamentos destinados à Farmácia Municipal. A entrega foi realizada por Marcos Antonio Lemes, assessor da deputada estadual Fran Somensi, conhecida por sua atuação na área da saúde e apoio a iniciativas voltadas à melhoria do atendimento farmacêutico no estado. A entrega foi recebida pelo secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e pela farmacêutica da Prefeitura, Carina Baruffi, que destacaram a importância da parceria para o fortalecimento da rede de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). "O nosso agradecimento especial vai ao nosso amigo José Adamole e à deputada Fran Somensi, por atenderem com prontidão ao nosso pedido. Essa doação representa um gesto concreto de cuidado com a saúde da população de Getúlio Vargas, e reforça o compromisso com o bem-estar dos nossos munícipes", declarou o assessor Marcos Antonio Lemes.

DATA: 04.06.2025 CAT: Notícias

Processo Seletivo – Operador de Máquinas

Inscrições estão abertas de 2 a 13 de junho na Secretaria de Obras   A Prefeitura de Getúlio Vargas publicou o edital nº 187/2025 para a realização de Processo Seletivo Simplificado, com o objetivo de contratar, por prazo determinado, profissionais para o cargo de Operador de Máquinas, para desempenhar funções na Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços. A seleção visa atender a uma demanda de excepcional interesse público, conforme previsto na Constituição Federal e na legislação municipal. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente de 2 a 13 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, na Secretaria Municipal de Obras, localizada no Centro Administrativo Municipal (Av. Eng. Firmino Girardello, nº 85). A função terá carga horária de 40 horas semanais. REQUISITOS O cargo exige: Ensino fundamental incompleto; Carteira Nacional de Habilitação categoria "C"; Experiência mínima de um ano com máquinas e equipamentos rodoviários, comprovada por documentação oficial. ETAPAS DA SELEÇÃO O processo seletivo será composto por: Prova prática eliminatória e classificatória, com aplicação marcada para 24 de junho, às 13h30, no Centro Administrativo Municipal; Avaliação de documentos (experiência e qualificação), somando pontos à classificação final. A divulgação dos resultados e demais atos oficiais ocorrerá no site da Prefeitura (www.pmgv.rs.gov.br) e no painel de publicações oficiais. O edital reserva vagas para pessoas com deficiência (PCDs), assegurando condições de igualdade e critérios específicos de avaliação, conforme a legislação vigente. O edital completo está disponível no site oficial da Prefeitura. Mais informações podem ser obtidas diretamente na Secretaria de Obras.   Edital187_Processo_seletivo_simplificado_Operador_de_Maquinas   Ficha_de_Inscricao_Processo_seletivo_simplificado_Operador_de_Maquinas

DATA: 03.06.2025 CAT: Educação

Prefeitura de Getúlio Vargas abre oficialmente a Semana do Meio Ambiente 2025 com foco na educação e conscientização ambiental

Programação envolve escolas e comunidade em ações práticas, palestras e oficinas sobre resíduos e preservação   A manhã desta terça-feira, 3 de junho, marcou o início oficial da Semana do Meio Ambiente 2025 no município de Getúlio Vargas. A cerimônia de abertura ocorreu no Salão de Atos da Prefeitura e contou com a presença de autoridades municipais, representantes de entidades ambientais e, principalmente, alunos da rede municipal de ensino, das turmas do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental — protagonistas desta edição, que tem como foco a educação ambiental de crianças e adolescentes. Promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o evento conta com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), da Cooperativa Santa Clara, do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e do Grupo Escoteiro Bororós. A programação foi pensada para sensibilizar o público escolar quanto à importância da preservação dos recursos naturais e ao papel de cada cidadão na promoção de um mundo mais equilibrado e saudável. ABERTURA COM HOMENAGENS E REFLEXÕES O secretário de Meio Ambiente, Grégori Soccol, abriu os pronunciamentos destacando os objetivos da semana e dando as boas-vindas aos participantes. Ele também enfatizou a importância do engajamento dos jovens na proteção ambiental, agradecendo a presença das escolas e dos apoiadores. A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon, emocionou o público ao relembrar o legado do fotógrafo Sebastião Salgado, falecido recentemente. "Ele e sua esposa plantaram dois milhões de árvores e reconstituíram a Mata Atlântica. Que possamos seguir esse exemplo e cuidar do verde que temos ao nosso redor", disse a secretária, referindo-se ao programa de reflorestamento desenvolvido pelo casal em uma fazenda em Minas Gerais. LOGÍSTICA REVERSA DESTACA BRASIL COMO REFERÊNCIA MUNDIAL Um dos momentos mais aguardados da manhã foi a palestra de Marcelo Genta, gerente da Central InpEV de Carazinho. Com linguagem acessível e conteúdo dinâmico, Genta apresentou o funcionamento da logística reversa de embalagens de agrotóxicos no Brasil e destacou que o país é líder mundial em reciclagem dessas embalagens, com índices de até 95% de reaproveitamento. "O Brasil é referência porque envolve todos os elos da cadeia: produtores, revendas, indústria e poder público. Só em 2023, evitamos a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO₂ com o recolhimento correto de embalagens", afirmou. Ele também alertou sobre a gravidade da poluição plástica e apresentou o conceito de economia circular, defendendo a responsabilidade compartilhada na gestão dos resíduos. OFICINAS EDUCATIVAS E CAUSA ANIMAL Após a palestra, os alunos participaram de oficinas educativas sobre coleta seletiva e poluição por microplásticos. Durante as atividades, conduzidas por técnicas ambientais do município, os estudantes interagiram com jogos e dinâmicas para aprender a identificar e descartar corretamente diferentes tipos de resíduos. Outro momento de destaque foi a fala de Bianca Nath, coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal, que abordou o tema da causa animal e sua relação com o meio ambiente. "Ter um animal em casa é um ato de amor, mas também de responsabilidade. Eles precisam de água, comida, atenção e carinho todos os dias", destacou. Também desenvolveram atividades com os estudantes a licenciadora ambiental Milena Tisoco e o chefe administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Márcio Prado. TARDE COM ESCOTEIROS REFORÇA VIVÊNCIA AMBIENTAL Embora inicialmente programadas para ocorrer ao ar livre, no Parque Municipal das Águas, as atividades da tarde foram transferidas para o Salão de Atos devido ao mau tempo. Mesmo assim, o espírito de conexão com a natureza foi mantido com a participação do Grupo Escoteiro Bororós. Sob a condução dos chefes Lucas e Luís Ângelo, os estudantes vivenciaram dinâmicas, conheceram o funcionamento dos acampamentos sustentáveis e aprenderam sobre o papel do escotismo na preservação ambiental. O grupo, que completa 45 anos em 2025, apresentou maquete de um acampamento, falou sobre o uso consciente de recursos naturais e mostrou distintivos concedidos a lobinhos e escoteiros por ações em prol do meio ambiente. "O escoteiro deve ser um exemplo de cidadão consciente e engajado com a causa ambiental. Acreditamos que educar é formar para a vida — e cuidar do planeta é parte essencial dessa missão", destacou o chefe Lucas, convidando os alunos a participarem das atividades do grupo nos sábados à tarde. A Semana do Meio Ambiente segue com atividades até o final da semana, promovendo conhecimento, consciência e atitudes sustentáveis em toda a comunidade escolar e local. [gallery ids="23935,23940,23946,23944,23945,23947,23942,23941,23939,23938,23937,23936,23943"]

DATA: 02.06.2025 CAT: Educação

Encontro Pedagógico reúne mestres da educação para debater práticas e produtos educacionais

Evento promovido em parceria com a UFFS abordou temas como alfabetização, inclusão, saúde mental e políticas públicas voltadas à infância   Na manhã do último sábado, 31 de maio, o Salão de Atos da Prefeitura de Getúlio Vargas sediou o 2º Encontro Pedagógico, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Com o tema "Produtos educacionais: dialogando sobre os processos pedagógicos", o evento integrou a agenda de formação continuada dos educadores do município, reunindo professores, pesquisadores e profissionais da rede pública. O encontro contou com a presença de docentes e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGPE) da UFFS, que compartilharam estudos desenvolvidos a partir de práticas aplicadas no contexto escolar e social. O evento também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciana Spanhol Bordignon, que fez a abertura do evento, dando as boas-vindas aos participantes Coordenado pelo professor Dr. Almir Paulo dos Santos, o evento teve como principal objetivo apresentar e debater produtos educacionais construídos no âmbito do mestrado profissional, como forma de promover a reflexão crítica e o aprimoramento das práticas pedagógicas. PESQUISAS APLICADAS E REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE Durante a manhã, quatro pesquisadoras apresentaram seus trabalhos: Me. Aline Pelissari Kravos abordou o tema "A literatura infantil na alfabetização de crianças de 1º e 2º anos do ensino fundamental do município de Getúlio Vargas/RS", destacando o papel da leitura como mediadora do processo de alfabetização. Me. Eliana Luisa Chiaradia da Silva compartilhou reflexões sobre "A pandemia e as emoções de professores alfabetizadores de escolas da rede pública estadual de Erechim/RS: influência dos sentimentos no cotidiano escolar", enfatizando os impactos emocionais no contexto pós-pandêmico. Me. Sheila Marques Duarte Bassoli apresentou a pesquisa "Evasão na educação superior: pessoas com deficiência na Universidade Federal da Fronteira Sul", levantando questões sobre acessibilidade e permanência estudantil. Me. Luana Leticia Reffiel Menta falou sobre "Plano Municipal pela Primeira Infância: avanços e desafios na prática social", analisando políticas públicas e sua efetivação local. A professora Dra. Zoraia Aguiar Bittencourt, docente do curso, também acompanhou as apresentações, contribuindo com o debate e a mediação dos diálogos entre os presentes. O 2º Encontro Pedagógico reafirma o compromisso do município de Getúlio Vargas com a formação continuada dos profissionais da educação, promovendo a integração entre teoria e prática e fortalecendo os vínculos com a universidade pública e a produção científica voltada à transformação da realidade educacional. [gallery ids="23993,23992,23990,23989,23988,23987"]

DATA: 02.06.2025 CAT: Educação

Getúlio Vargas participa do Dia do Desafio com mobilização nas escolas e promoção de hábitos saudáveis

Município participou da campanha mundial mesmo com o frio intenso e destacou a importância da atividade física desde a infância   Na última quarta-feira, 28 de maio, o município de Getúlio Vargas integrou-se ao movimento global do Dia do Desafio 2025, promovido pelo Sesc RS, com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas e a adoção de hábitos saudáveis. Ao longo do dia, diversas escolas e instituições do município organizaram uma programação especial voltada à promoção do movimento e do bem-estar. Foram realizadas atividades como alongamentos, mobilidade articular, aulas rítmicas, circuitos de corrida, brincadeiras lúdicas e ainda disputas esportivas vinculadas à Fase Micro Regional dos JERGS (Jogos Escolares do Rio Grande do Sul). Mesmo com o frio intenso característico desta época do ano, a comunidade escolar respondeu com entusiasmo e envolvimento. O Dia do Desafio é uma campanha internacional que convida pessoas de todas as idades a praticarem pelo menos 15 minutos consecutivos de atividade física, como forma de combate ao sedentarismo e incentivo à saúde física e mental. Em Getúlio Vargas, a adesão foi marcada por energia, criatividade e comprometimento das equipes escolares. A Administração Municipal parabeniza todos os envolvidos e reafirma seu apoio a iniciativas que promovem saúde, integração e qualidade de vida para a população.   [gallery ids="23866,23865,23864,23863,23862,23861,23860"]

DATA: 30.05.2025 CAT: Educação

Educação Infantil em Foco: Seminário Permanente reforça importância do brincar e da formação sensível

Evento reuniu educadoras da rede municipal de Getúlio Vargas com mediação da professora Dra. Rosana Coronetti Farenzena   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, promoveu, na sexta-feira, 30 de maio, mais uma edição do Seminário Permanente em Educação Infantil 2025. O encontro reuniu professoras, auxiliares e profissionais da rede municipal para um dia intenso de formação, troca de experiências e reflexões sobre a infância, sob a mediação da professora Dra. Rosana Coronetti Farenzena, da Universidade de Passo Fundo (UPF). Na abertura do evento, a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciana Spagnol Bordignon, deu as boas-vindas às participantes e ressaltou a importância da formação continuada como ferramenta essencial para fortalecer a prática pedagógica. "A professora Rosana tem uma vasta experiência quando se trata de educação infantil. Muitos estudos, muitas pesquisas e isso certamente contribuirá para qualificar o trabalho cotidiano de cada uma de vocês, que é tão importante e necessário", destacou Luciana. A secretária também agradeceu a presença da professora Rosana, parceira frequente da rede municipal, e incentivou as participantes a aproveitarem ao máximo o momento de troca e construção coletiva de saberes. A programação teve início pela manhã com uma visita à Brinquedoteca da UPF, em Passo Fundo, onde as participantes puderam vivenciar na prática propostas de ambientes multissensoriais voltados ao desenvolvimento infantil. À tarde, o grupo se reuniu no Salão de Atos da Prefeitura para a atividade "O processo de brincar na Educação Infantil", conduzida por Rosana. FORMAÇÃO HUMANIZADA E COMPROMISSO COM A INFÂNCIA Durante sua fala, a professora destacou a importância de uma formação interdisciplinar que permita às profissionais da educação desenvolverem um "olhar sensível, qualificado e humanizado" sobre as crianças. "O brincar livre nas primeiras idades é indispensável. Precisamos garantir espaços e mediações que respeitem a expressividade corporal e sensorial da criança pequena", afirmou. A professora Dra. Rosana também abordou concepções contemporâneas sobre a infância, ancoradas em teorias de referência, como a abordagem Pikler (voltada à faixa etária de 0 a 3 anos) e as contribuições de Reggio Emilia. Para ela, investir na formação das educadoras é investir diretamente na qualidade da educação e, por consequência, no bem-estar e no desenvolvimento social. "Os cinco primeiros anos de vida definem o restante da vida de uma pessoa. Trabalhar com crianças pequenas exige responsabilidade, conhecimento e compromisso com práticas humanizadas. A repetição automática não pode ocupar o lugar da reflexão pedagógica", defendeu a professora, ressaltando ainda que a saúde mental dos indivíduos tem raízes na qualidade dos cuidados recebidos na primeira infância. Além das reflexões teóricas, o seminário incluiu dinâmicas interativas e sensoriais com materiais da natureza, espelhos e elementos simbólicos trazidos pelas próprias participantes. Em uma das atividades, inspirada na pedagogia de Reggio Emilia, as educadoras foram convidadas a observar e desenhar seus próprios narizes a partir do reflexo no espelho — um exercício de observação detalhada e respeito à singularidade, princípios centrais no trabalho com as infâncias. O seminário reforça o compromisso do município com a valorização da educação infantil como base para a construção de uma sociedade mais sensível, justa e inclusiva. A proposta da formação permanente busca criar espaços de escuta, estudo e inovação nos cotidianos escolares. Como destacou Rosana, "quem faz as escolas, os ambientes e os vínculos são vocês, com suas mãos potentes. E que essas mãos sejam chão fértil para deixar as crianças florescerem." [gallery ids="23951,23952,23957,23953,23954,23955,23956"]

DATA: 28.05.2025 CAT: Notícias

Beneficiários do Bolsa Família devem participar da pesagem em Getúlio Vargas

Atividade acontece no dia 7 de junho e é obrigatória para manutenção do benefício   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, informa que no próximo dia 07 de junho de 2025 (sábado) será realizada a pesagem das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. A ação acontecerá no Centro de Convivência do Idoso, das 8h30 às 16h, sem fechar ao meio-dia. A pesagem é uma condicionalidade do programa federal e tem o objetivo de monitorar o estado nutricional das famílias atendidas, especialmente crianças, gestantes e mulheres em idade fértil. A participação é fundamental para a manutenção do benefício social. Para o atendimento, é necessário que os beneficiários levem os seguintes documentos: CPF, cartão do Bolsa Família e a carteira de vacinação de toda a família. A Secretaria reforça que é importante que todas as famílias compareçam ao local no horário estabelecido, garantindo o cumprimento das exigências do programa e o acesso contínuo ao benefício.