Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 19.12.2024 CAT: Desenvolvimento

Uma noite de emoção e conquistas marca o aniversário de 90 anos do município

Getúlio Vargas celebrou, na noite desta quarta-feira, 18 de dezembro, seus 90 anos de emancipação político-administrativa em uma cerimônia marcada pela emoção, união e entrega de importantes obras à comunidade. O evento, que integrou a programação do 16º Natal Espírito que Contagia, reuniu autoridades, lideranças regionais e comunidade. O prefeito Maurício Soligo em seu pronunciamento, teceu palavras de gratidão e homenagem à trajetória do município. "Hoje celebramos 90 anos de história, trabalho e progresso. Essa praça revitalizada simboliza o esforço de várias gerações que contribuíram para o desenvolvimento de Getúlio Vargas", declarou. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado estadual Paparico Bacchi, representando a Assembleia Legislativa do RS, e a deputada Nadine. Ex-prefeitos, como Aldino Beledeli e Dino Giaretta, também marcaram presença e foram homenageados por suas contribuições ao município, assim como ex-prefeito e prefeito eleito Pedro Paulo Prezzotto. A noite ainda contou com as presenças das Cortes da melhor idade e do município que, com seus trajes oficiais, que trouxeram um toque de beleza ao evento. Também prestigiaram o evento o vice-presidente da AMAU, o prefeito de Estação, Geverson Zimmerman; o presidente da Câmara de Vereadores Aquiles Pessoa da Silva; o vice-prefeito eleito Dinarte Afonso Tagliari Farias; secretários municipais; presidentes de entidades de classe e associativas, entre outros. INAUGURAÇÕES MARCAM A DATA Como presente de aniversário, foi entregue à população a revitalização da Praça General Flores da Cunha e do calçadão, que agora conta com novos espaços para convivência, cultura e lazer. A obra incluiu a instalação de uma cobertura moderna e áreas adaptadas para diferentes públicos. "Essa praça é o coração da nossa cidade. Com essa revitalização, esperamos que ela continue sendo um ponto de encontro e alegria para todos os getulienses", afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jairo Klein. O 16º Natal Espírito que Contagia conta com patrocínio do Sicredi, na categoria Diamante, e do Centro Universitário Unideau, como patrocinador Prata. Além disso, a ACCIAS, CDL e a Cooperativa Santa Clara apoiam a realização da festividade. "Nosso compromisso é com o desenvolvimento e a qualidade de vida da comunidade", destacou Marcos Pioner, gerente da Agência Pessoa Física do Sicredi em Getúlio Vargas. LEGADO E FUTURO Entre os discursos, destacou-se o depoimento do ex-prefeito Darcy Peruzzolo, lido pela sua sobrinha Anissara Zir, que lembrou as primeiras obras do calçadão em sua gestão e o impacto que elas tiveram na vida da comunidade. "Ver essa obra hoje revitalizada e ampliada enche nosso coração de alegria. É a prova de que estamos construindo um futuro melhor para todos", afirmou. SHOW E ENCERRAMENTO A cerimônia foi encerrada com o descerramento da placa inaugural da praça revitalizada e outra em homenagem à Deputada Delegada Nadine pela sua proposição do título de Getúlio Vargas, Terra da Cerveja, projeto de sua autoria provado pela Assembleia e confirmado pelo Governador Eduardo Leite, resultando em uma Lei estadual. A noite encerrou com show do grupo musical Céu e Cantos. Em clima de confraternização, moradores cantaram os parabéns ao município, reafirmando o orgulho de fazer parte de sua história. Getúlio Vargas, com seus 90 anos, reafirma-se como um lugar de bom para viver, investir e ser feliz, onde há desenvolvimento e esperança. A festa continua ao longo da programação natalina, prometendo mais momentos de celebração e união para todos os getulienses. [gallery ids="20267,20260,20264,20263,20265,20255,20269,20261,20270,20259,20258,20253,20257,20266,20256,20252,20268,20254"]

DATA: 18.12.2024 CAT: Desenvolvimento

Prefeitura de Getúlio Vargas informa que jápodem ser retirada as sementes do milho Safrinha

A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informa que já estão disponíveis para retirada as sementes de milho do Safrinha. A entrega acontece na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, nos horários das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17. Dúvidas ligar no fone: 3341-1600 ramal 226 – Setor de Agricultura. PARCELA TRANSGÊNICA SERÁ DEVOLVIDA A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também informa que a parcela transgênica será 100% devolvida, relativo à Safra 2024/2025. O governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), publicou nesta sexta-feira (29/11), no Diário Oficial do Estado, a resolução que oficializa o subsídio integral da parcela correspondente à tecnologia transgênica do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo – Safra 2024/2025. A medida garante que agricultores familiares não precisarão pagar pela tecnologia transgênica em sementes dos grupos 3, 4 e 5. Com a concessão de 100% de subsídio, o valor da transgenia será totalmente anistiado, aliviando os custos para os pequenos agricultores. Para retirar o valor da parcela transgênica é necessário comparecer na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. SOBRE O TROCA-TROCA DE SEMENTES O Programa Troca-Troca de Sementes da SDR fomenta o cultivo de milho e sorgo no Estado. Tem como objetivo disponibilizar sementes de milho (híbridos convencionais e transgênicos) e sorgo destinadas à produção de grãos ou à silagem para agricultores familiares.

DATA: 18.12.2024 CAT: Notícias Destaque

Encerramento do Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar valoriza o papel das mulheres agricultoras Evento contou com seminário sobre autoestima e entrega de certificados para participantes A Prefeitura de Getúlio Vargas e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sutraf), promoveram, nesta terça-feira, 17 de dezembro, o encerramento do Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar, iniciativa que destacou a valorização e o bem-estar das mulheres do campo. O evento foi realizado no Salão de Atos da Prefeitura Municipal e contou com um seminário e a certificação de 30 mulheres participantes do projeto. A manhã começou às 8h com o seminário “Autoestima das Mulheres Agricultoras Familiares”, conduzido pelos terapeutas Eloir e Márcia Griselli. A palestra destacou a importância do cuidado com a saúde mental, resgatando a coragem e a força interior das agricultoras para enfrentarem os desafios da vida no campo. O evento foi encerrado às 10h45 com a entrega oficial dos certificados às participantes. Na solenidade, autoridades e parceiros do projeto ressaltaram os resultados alcançados e os desafios superados durante a execução do programa. UM PROJETO TRANSFORMADOR NO CAMPO Idealizado pelo Sutraf em conjunto com a Prefeitura de Getúlio Vargas, o Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar teve como foco a promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres agricultoras familiares. Foram realizados cinco encontros temáticos, abordando temas como: Políticas integrativas e complementares de saúde; Homeopatia e saúde mental feminina; Homeopatia e tratamento para as doenças crônicas mais comuns na agricultura; Fitoterapia e plantas medicinais; Alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas. O encerramento do projeto trouxe o seminário “A Coragem de Ser – um encontro com nosso interior”, coroando a jornada de aprendizado e reflexão vivida pelas participantes. RESULTADOS ESPERADOS E IMPACTOS PERCEBIDOS De acordo com os organizadores, o projeto alcançou o objetivo de empoderar as participantes com conhecimentos sobre práticas integrativas de saúde, fomentando melhorias na qualidade de vida e promovendo a troca de saberes nas comunidades rurais. “Essa partilha já pode ser percebida em práticas alternativas como o uso de plantas medicinais e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis”, destacou a coordenadora do projeto, Silvane Valença. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; coordenador do Sutraf, Nilton Scariot; representante da FETRAF/RS e suplente do senador Paulo Paim, Cleonice Bach; Gerente do Sicredi, Janquiel Vanotsi; representante da Cresol, Neide Tonial; prefeito eleito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; enfermeira Graciele Possenti, representando a Secretaria de Saúde e Assistência Social. O prefeito Mauricio Soligo destacou a relevância do projeto como uma iniciativa pioneira na valorização da saúde e do papel das mulheres agricultoras. “O fortalecimento da agricultura familiar passa pela valorização das pessoas que fazem o campo prosperar. Esse projeto deixa um legado de conhecimento e autoestima para nossas agricultoras”, afirmou. UM LEGADO PARA O FUTURO Com o encerramento, o Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar consolidou-se como uma referência em políticas públicas voltadas à saúde e à igualdade de gênero no meio rural. A expectativa é que as participantes multipliquem os conhecimentos adquiridos, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e saudável das comunidades rurais de Getúlio Vargas. “Cuidar da saúde é cuidar da terra. Esse é o principal aprendizado que levamos desse projeto”, concluiu uma das participantes, emocionada com a experiência vivida ao longo dos encontros.

Evento contou com seminário sobre autoestima e entrega de certificados para participantes   A Prefeitura de Getúlio Vargas e o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Sutraf), promoveram, nesta terça-feira, 17 de dezembro, o encerramento do Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar, iniciativa que destacou a valorização e o bem-estar das mulheres do campo. O evento foi realizado no Salão de Atos da Prefeitura Municipal e contou com um seminário e a certificação de 30 mulheres participantes do projeto. A manhã começou às 8h com o seminário "Autoestima das Mulheres Agricultoras Familiares", conduzido pelos terapeutas Eloir e Márcia Griselli. A palestra destacou a importância do cuidado com a saúde mental, resgatando a coragem e a força interior das agricultoras para enfrentarem os desafios da vida no campo. O evento foi encerrado às 10h45 com a entrega oficial dos certificados às participantes. Na solenidade, autoridades e parceiros do projeto ressaltaram os resultados alcançados e os desafios superados durante a execução do programa. UM PROJETO TRANSFORMADOR NO CAMPO Idealizado pelo Sutraf em conjunto com a Prefeitura de Getúlio Vargas, o Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar teve como foco a promoção da saúde e da qualidade de vida das mulheres agricultoras familiares. Foram realizados cinco encontros temáticos, abordando temas como: Políticas integrativas e complementares de saúde; Homeopatia e saúde mental feminina; Homeopatia e tratamento para as doenças crônicas mais comuns na agricultura; Fitoterapia e plantas medicinais; Alimentação saudável e prevenção de doenças crônicas. O encerramento do projeto trouxe o seminário "A Coragem de Ser – um encontro com nosso interior", coroando a jornada de aprendizado e reflexão vivida pelas participantes. RESULTADOS ESPERADOS E IMPACTOS PERCEBIDOS De acordo com os organizadores, o projeto alcançou o objetivo de empoderar as participantes com conhecimentos sobre práticas integrativas de saúde, fomentando melhorias na qualidade de vida e promovendo a troca de saberes nas comunidades rurais. "Essa partilha já pode ser percebida em práticas alternativas como o uso de plantas medicinais e a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis", destacou a coordenadora do projeto, Silvane Valença. O evento contou com a participação de diversas autoridades, entre elas: prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; coordenador do Sutraf, Nilton Scariot; representante da FETRAF/RS e suplente do senador Paulo Paim, Cleonice Bach; Gerente do Sicredi, Janquiel Vanotsi; representante da Cresol, Neide Tonial; prefeito eleito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; enfermeira Graciele Possenti, representando a Secretaria de Saúde e Assistência Social. O prefeito Mauricio Soligo destacou a relevância do projeto como uma iniciativa pioneira na valorização da saúde e do papel das mulheres agricultoras. "O fortalecimento da agricultura familiar passa pela valorização das pessoas que fazem o campo prosperar. Esse projeto deixa um legado de conhecimento e autoestima para nossas agricultoras", afirmou. UM LEGADO PARA O FUTURO Com o encerramento, o Projeto Mais Saúde na Agricultura Familiar consolidou-se como uma referência em políticas públicas voltadas à saúde e à igualdade de gênero no meio rural. A expectativa é que as participantes multipliquem os conhecimentos adquiridos, contribuindo para um desenvolvimento mais sustentável e saudável das comunidades rurais de Getúlio Vargas. "Cuidar da saúde é cuidar da terra. Esse é o principal aprendizado que levamos desse projeto", concluiu uma das participantes, emocionada com a experiência vivida ao longo dos encontros.   [gallery ids="20196,20195,20202,20201,20199,20198,20197,20200,20203"]

DATA: 17.12.2024 CAT: Notícias Destaque

Reinauguração do CRAS de Getúlio Vargas marca compromisso com a assistência social

Autoridades destacam importância do espaço renovado para a comunidade Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, Getúlio Vargas celebrou um marco importante para a assistência social do município: a reinauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O evento contou com a presença de autoridades, Corte da Melhor Idade do Município, servidores e comunidade, que prestigiaram a entrega de um espaço totalmente reformado e ampliado, reafirmando o compromisso com o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. A solenidade de reinauguração teve início com a fala da Diretora de Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva, que emocionou o público ao destacar o significado do momento. "Hoje celebramos a realização de um grande sonho. Este espaço, agora ampliado e renovado, reflete o nosso compromisso com a garantia de direitos e com a dignidade daqueles que mais necessitam", afirmou. Rita também ressaltou o papel do CRAS como a "casa da família", onde as portas estão sempre abertas para acolher a comunidade. UMA CERIMÔNIA DE CELEBRAÇÃO E COMPROMISSO Na sequência, a Secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Tatiana Novelli de Oliveira, enfatizou a importância da obra para a melhoria da qualidade do atendimento. "A reforma representa um marco para a nossa cidade, trazendo um ambiente mais acolhedor e adequado para atender às famílias. O CRAS é onde a proteção social se concretiza e onde fortalecemos o vínculo com a comunidade", disse. Encerrando os pronunciamentos, o prefeito Mauricio Soligo destacou o esforço conjunto para a realização da obra. "Essa reforma é uma conquista da administração e de toda a comunidade. Investir na assistência social é investir na qualidade de vida das pessoas. Que este espaço seja utilizado com carinho por todos e continue transformando vidas", declarou o prefeito. A reinauguração do CRAS é resultado de um planejamento estratégico que priorizou melhorias na assistência social. Segundo o prefeito Soligo, a obra foi uma resposta a demandas antigas da comunidade e representa um legado da administração. "Nosso objetivo sempre foi valorizar tanto os servidores quanto os usuários, oferecendo condições dignas para o trabalho e o atendimento", destacou. O PAPEL DO CRAS PARA A COMUNIDADE O CRAS é uma unidade fundamental do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dedicada a oferecer serviços essenciais como o fortalecimento de vínculos familiares, prevenção de riscos sociais e acesso a direitos básicos. Com a ampliação, o espaço agora conta com infraestrutura moderna e acolhedora, garantindo mais conforto e eficiência no atendimento à população. Durante a cerimônia, o Padre Altair Antônio Bolzan abençoou o novo espaço, destacando a relevância do trabalho realizado pelo CRAS para a comunidade. "Este lugar é um símbolo de cuidado com a vida e com a dignidade das pessoas. Que Deus abençoe este espaço e a equipe que aqui atua, levando acolhimento e esperança a todos que buscarem ajuda", disse o religioso. Após a cerimônia, os participantes puderam conhecer as novas instalações do CRAS, agora prontas para continuar sendo um espaço de acolhimento, apoio e transformação para as famílias de Getúlio Vargas. A reinauguração simboliza não apenas a entrega de um prédio reformado, mas também o fortalecimento de um compromisso com a dignidade e os direitos sociais. [gallery ids="20191,20185,20186,20187,20188,20190,20189"]    

DATA: 16.12.2024 CAT: Publicações

PUBLICAÇÃO DE DECISÃO FINAL DE PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL PREFEITURA MUNICIPAL DE GETULIO VARGAS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL VIGILÂNCIA SANITÁRIA EDITAL DE PUBLICAÇÃO DE DECISÃO FINAL DE PROCESSO ADMINISTRATIVO SANITÁRIO Em cumprimento ao disposto no Art. 48 da Lei Municipal n. 3923, de 05 de novembro de 2008, a Vigilância Sanitária do Município de Getulio Vargas, torna pública a seguinte DECISÃO FINAL em Processo (s) Administrativo (s) Sanitário (s): Processo n.: 004/2024 Autuado: ALGASSIR LUIZ SANDRI CNPJ ou CPF: 348.... Data da Autuação: 06/08/2024 Localidade: AVENIDA BORGES DE MEDEIROS, N 1670, APT 504, CENTRO Dispositivos legais transgredidos e tipificação da infração: Incisos III e IV do artigo 346, e, Incisos I e III do artigo 350, ambos do Decreto Estadual 23.430/1974; Incisos III e VII do Art. 26 da Lei Municipal 3.923/2008 tipificadas no Artigo 26, incisos III e VII da Lei Municipal nº 3923/2008. Decisão Final: 30/10/2024 Data da decisão Final: 30/10/2024 Penalidade Imposta: Advertência.

DATA: 11.12.2024 CAT: Notícias Destaque

AVISO DE E-MAILS FALSOS

A Prefeitura Municipal de Getúlio Vargas relata casos de contribuintes que foram contatados através do email "informativo@smtplw-06.com" como se fosse e-mail da Prefeitura. Informamos que esses e-mails não são provenientes da Prefeitura e que caso algum munícipe receba emails deste endereço ou outro que não seja @pmgv.rs.gov.br que busque contato com a Prefeitura para buscar a veracidade do mesmo.

DATA: 04.12.2024 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas abre Processo seletivo para contratação temporária de motorista

A Prefeitura de Getúlio Vargas anunciou, nesta quarta-feira (4), a abertura do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de excepcional interesse público para o cargo de Motorista, formação de cadastro reserva. O edital nº 252/2024 regulamenta o processo e está disponível para consulta no site oficial da prefeitura: www.pmgv.rs.gov.br. As inscrições serão realizadas presencialmente na Secretaria de Obras, Viação e Serviços, localizada na Avenida Firmino Giardello, nº 85, no Centro de Getúlio Vargas. O período para inscrição vai de 9 a 30 de dezembro de 2024. Candidatos interessados devem conferir todos os detalhes no edital, que contém informações sobre os requisitos, critérios de seleção e demais orientações para participação.

DATA: 02.12.2024 CAT: Desenvolvimento

Junta Militar de Getúlio Vargas informa sobre o EXAR/2024

A Junta Militar de Getúlio Vargas comunica aos jovens que prestaram serviço militar nos últimos cinco anos a obrigatoriedade de realizar a Apresentação Anual de Reserva – EXAR/2024, conforme regulamentos previstos na Lei de Serviço Militar. PRAZOS PARA APRESENTAÇÃO: 1ª a 4ª apresentações: podem ser feitas pela internet, acessando o site exarnet.eb.mil.br , entre 1º de dezembro de 2024 e 31 de janeiro de 2025 . 5ª apresentação: obrigatoriamente presencial, na Junta Militar de Getúlio Vargas, entre 9 e 16 de dezembro de 2024. CONSEQUÊNCIAS DO NÃO CUMPRIMENTO O não comparecimento ao EXAR/2024 pode trazer sérias implicações legais, conforme o Art. 74 da Lei de Serviço Militar, impedindo o reservista de: Obter ou renovar passaporte; Ingressar como funcionário ou empregado em instituições públicas ou privadas dependentes de autorização governamental; Firmar contratos com órgãos governamentais; Prestar exames ou matricular-se em instituições de ensino; Obter documentos como carteira profissional ou licenças para exercer funções ou abrir negócios; Inscreva-se em concursos públicos ou realize pagamentos de multas militares. A Junta Militar reforça a importância do cumprimento destas obrigações e está à disposição para orientações. Não deixe para última hora: mantenha sua situação regular e evite transtornos.