Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 16.10.2025 CAT: Notícias

Reunião do Conselho Municipal do Idoso apresenta nova composição em Getúlio Vargas

Encontro ocorreu na Biblioteca Pública Municipal e marcou o início do novo período de atuação do colegiado   O Conselho Municipal do Idoso realizou na tarde desta terça-feira, 14 de outubro, no auditório da Biblioteca Pública Municipal, uma reunião com a presença dos conselheiros representantes do Governo Municipal e da Sociedade Civil. O encontro teve como objetivo apresentar os novos integrantes do colegiado, conforme a Portaria nº 29.755/2025, que substitui e atualiza a composição do Conselho para o período do mandato vigente (2023-2025). Durante a reunião, foi destacada a importância do Conselho na defesa dos direitos da pessoa idosa e na formulação de políticas públicas voltadas à promoção do envelhecimento ativo, da autonomia e da qualidade de vida. O Conselho é presidido por Sônia Maria Tonial e secretariado por Cristiane Baptista NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO Representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Titular: Luciane Spanhol Bordignon Suplente: Luana Letícia Reffiel Menta Representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Titular: Fernanda Morandini Suplente: Cecilia Soccol Representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Titular: Jacson Fernando Karpinski Suplente: Grégori Soccol Representantes dos Idosos (Associações, Aposentados e Clubes da Terceira Idade) Titular: Marilene dos Santos Vieira Suplente: Vilson Polese Representantes de Instituições Assistenciais Titular: Ângela Letícia Dagostini Toniolli Suplente: Lilian Márcia Borgmann Frizzo REPRESENTANTES QUE PERMANECEM INALTERADOS Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social Titular: Rita de Cássia Pessoa da Silva Suplente: Vanessa Paula Vieira Secretaria Municipal de Administração Titular: Nádia Denise Müller Suplente: Tatiane Giaretta Entidades de Representação do Idoso com Atuação Municipal Titular: Cristiane Maria Baptista Suplente: Sônia Maria Tonial Instituições Assistenciais Titular: Lilian Márcia Borgmann Frizzo Suplente: Marivalne Arboit Favretto Instituições Privadas com Trabalho na Área do Idoso / Sociedade Beneficente Hospitalar Titular: Gabriela Paula Ribas Ribeiro Suplente: Márcia Kerchheinn Secco Fernandez Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Titular: Osana Correa Rosa Suplente: Gilmara Toniazzo A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sônia Maria Tonial, destacou que o Conselho tem papel fundamental na construção de políticas públicas voltadas à valorização e proteção da pessoa idosa. "Nosso compromisso é fortalecer os espaços de participação e ampliar o diálogo com a comunidade, garantindo que os direitos dos idosos sejam efetivados em todas as áreas", afirmou.  

DATA: 15.10.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeitura promove ações conjuntas das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Iniciativa reforça a importância da prevenção e do cuidado com a saúde de mulheres e homens em todas as unidades de saúde do município   A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, realiza entre os dias 20 e 24 de outubro uma grande mobilização alusiva às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, com foco na prevenção, diagnóstico precoce e promoção da saúde. Durante a semana, as atividades ocorrerão das 17h às 19h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ampliando o acesso da população aos serviços preventivos. A iniciativa tem como objetivo incentivar homens e mulheres a cuidarem de sua saúde e manterem seus exames em dia. ATENÇÃO ESPECIAL À SAÚDE DAS MULHERES E DOS HOMENS Para mulheres de 25 a 64 anos, serão oferecidos: Exames preventivos (CP) Mamografias Ultrassonografias (conforme avaliação profissional) Para homens acima de 50 anos, haverá: Consulta médica com solicitação de exames preventivos, incluindo o PSA, conforme necessidade. Além dos atendimentos específicos, a programação inclui testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, bem como a abertura das salas de vacinas, que realizarão uma semana especial de imunizações, reforçando a importância da prevenção em todas as faixas etárias. Neste período, entretanto, não estará aberta a Sala de Vacinação da UBS São José em razão da licença da vacinadora. AGENDAMENTO E UNIDADES PARTICIPANTES Os atendimentos devem ser agendados diretamente nas UBS de referência: Navegantes: (54) 99632-7603 São José: (54) 99632-1541 Santo André: (54) 99632-1373 Central: (54) 99909-2711 PREVENÇÃO COMO COMPROMISSO COLETIVO O secretário Municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, destaca que a ação busca aproximar os serviços da população e reforçar o autocuidado como parte da rotina. "Outubro Rosa e Novembro Azul são momentos de lembrar que cuidar da saúde é um ato de amor próprio e de responsabilidade com a vida. A prevenção é o caminho mais eficaz para manter o bem-estar e detectar precocemente qualquer alteração", ressaltou. Com a união das duas campanhas, a Administração Municipal reforça o compromisso de promover saúde, informação e acolhimento à comunidade de Getúlio Vargas, valorizando a prevenção como o primeiro passo para uma vida longa e saudável.

DATA: 14.10.2025 CAT: Educação

Estreia do novo Dindinho leva alegria às crianças de Getúlio Vargas

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria de Educação, colocou nas ruas o novo Dindinho, veículo temático que promete levar muita diversão, segurança e encantamento aos pequenos. A estreia contou com a participação de escolas municipais, que estão agendando passeios para proporcionar momentos de lazer e aprendizado fora da sala de aula. O primeiro grupo a embarcar foi recebido com festa, risadas e a presença da Palhaça Bem Bolada, que animou o trajeto e fez a alegria da criançada. O Dindinho é mais uma iniciativa da Administração Municipal voltada à educação e ao bem-estar das crianças, promovendo experiências lúdicas e seguras que fortalecem o vínculo com a escola e a comunidade. [gallery ids="29035,29036,29034,29037"]

DATA: 13.10.2025 CAT: Desenvolvimento

4º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho é lançado com sucesso durante o Pira Beer Run em Getúlio Vargas

Evento vai acontecer nos dias 6, 7 e 8 de março de 2026 O município de Getúlio Vargas viveu, na tarde de sábado (11), um momento de celebração e integração entre esporte, cultura e turismo. O ato de lançamento do 4º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho, que será realizado em março de 2026, nos dias 6, 7 e 8, aconteceu junto ao encerramento do Pira Beer Run, corrida temática que mobilizou atletas, cervejeiros e comunidade Com boa presença de público, o evento reuniu autoridades municipais, representantes da Associação dos Cervejeiros Artesanais de Getúlio Vargas (Acerva-GV), patrocinadores e comunidade local. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, o presidente da Acerva-GV, Robson Serafini da Silva, e o representante da empresa Inspira Eventos, Alexandre Rossi, estiveram à frente do ato solene. Durante a cerimônia, o público acompanhou a premiação dos vencedores das modalidades Revezamento e Resta 1, da Pira Beer Run — uma competição que une espírito esportivo e descontração, com a regra inusitada de brindar a cada volta completada. Todos os participantes receberam medalha de participação, reforçando o caráter de integração da iniciativa. LANÇAMENTO OFICIAL DO FESTIVAL 2026 Em seguida, foi realizado o lançamento oficial do 4º Festival de Cervejas Artesanais do Norte Gaúcho, evento que tem como objetivo consolidar Getúlio Vargas como polo regional da cultura cervejeira. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal, em parceria com a Acerva-GV. Em sua fala, o presidente da Acerva-GV, Robson Serafini da Silva, destacou o trabalho dos produtores locais e a importância da valorização das cervejas artesanais como símbolo da economia criativa e do turismo regional. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Darlei Gysi, ressaltou que o festival "movimenta a cidade, gera oportunidades e reforça o orgulho de Getúlio Vargas ser reconhecida como referência no segmento cervejeiro do norte gaúcho". O Pira Beer Run mostra que é possível unir esporte e diversão em um mesmo evento, valorizando o que nossa região tem de melhor. Ver a energia dos participantes e o envolvimento da comunidade nos motiva a seguir promovendo experiências que fortalecem o turismo e a economia local", destacou Alexandre Rossi, representante da Inspira Eventos. RUMO A MAIS UMA EDIÇÃO DE SUCESSO O encerramento do ato marcou o início da contagem regressiva para o evento de 2026, que promete reunir produtores, empreendedores, visitantes e amantes da boa cerveja em mais uma grande celebração. Que este lançamento seja o ponto de partida para mais uma edição de sucesso do Festival de Cervejas Artesanais, fortalecendo a identidade regional e promovendo integração, turismo e desenvolvimento para Getúlio Vargas. [gallery ids="29014,29019,29020,29021,29018,29017,29016"]

DATA: 13.10.2025 CAT: Notícias

Divulgado o resultado final da eleição suplementar do Conselho Tutelar de Getúlio Vargas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Getúlio Vargas divulgou, nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2025, o resultado definitivo da votação referente ao processo de escolha suplementar dos membros suplentes do Conselho Tutelar. A eleição ocorreu no dia 5 de outubro, seguindo todas as normas legais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e nas legislações municipais que regulamentam o processo eleitoral. Após a apuração, ficou definida a seguinte classificação final: 1º lugar – Janete Arenhart2º lugar – Nilvia Debbus (Chica) Conforme o edital, as candidatas suplentes serão nomeadas pelo prefeito municipal e empossadas conforme ocorra vacância no colegiado do Conselho Tutelar.

DATA: 13.10.2025 CAT: Administração

Prefeitura de Getúlio Vargas firma convênio com o Governo do Estado para execução do projeto Desassorear/RS

Ação garantirá limpeza e desobstrução de arroios e canais, reduzindo riscos de alagamentos e enchentes no município A Prefeitura de Getúlio Vargas firmou convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SEDUR), para execução do Projeto Desassorear/RS, que tem como objetivo realizar serviços de desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais em áreas estratégicas do município. A assinatura do termo de convênio foi realizada na última semana. O projeto foi elaborado em resposta às enchentes e enxurradas que atingiram o Estado em 2023 e 2024, causando prejuízos humanos, materiais e ambientais. O desassoreamento — processo de remoção de sedimentos acumulados nos cursos d'água — é uma das principais medidas de prevenção de novos eventos climáticos severos e visa restabelecer a capacidade natural de drenagem dos rios e córregos urbanos. De acordo com o plano de trabalho aprovado pela SEDUR, os serviços serão executados por empresa especializada, sob fiscalização técnica da Prefeitura e supervisão estadual. O acompanhamento incluirá vistoria in loco, registros fotográficos e relatórios técnicos, assegurando o cumprimento dos padrões ambientais e operacionais previstos. ABRANGÊNCIA DOS TRABALHOS Os serviços contemplarão diversos cursos d'água do município, entre eles os arroios Límer, Pina, Ribeiro e Santo André, além dos rios Abaúna e Paulo, com trechos que totalizam 13.232 metros cúbicos a serem desobstruídos. O objetivo é restaurar o fluxo hídrico, reduzir o risco de transbordamentos e mitigar os impactos das cheias sobre as comunidades locais. Ao formalizar a assinatura do convênio, o prefeito Pedro Paulo Prezzotto destacou a importância da parceria entre município e Estado: "Essa ação é fundamental para garantir segurança às famílias e preservar o meio ambiente. O desassoreamento é uma resposta concreta às consequências das enchentes, mas também uma medida preventiva que demonstra o compromisso do poder público com a qualidade de vida da população", afirmou. EXECUÇÃO E FISCALIZAÇÃO Com prazo de 12 meses de execução, o plano de trabalho prevê acompanhamento contínuo das etapas pela equipe técnica municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras, em conjunto com a SEDUR. A iniciativa não prevê contrapartida financeira do município, sendo totalmente custeada com recursos do programa estadual Desassorear/RS. A Prefeitura de Getúlio Vargas reafirma, com esta assinatura, seu compromisso em atuar de forma preventiva e sustentável na gestão hídrica e ambiental, buscando soluções duradouras para os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela recuperação das áreas afetadas.

DATA: 13.10.2025 CAT: Notícias Destaque

Prefeito Pedro Paulo Prezzotto destaca resultados da viagem a Brasília e anuncia novas conquistas para Getúlio Vargas

Agenda incluiu tratativas sobre educação, infraestrutura e busca de emendas parlamentares   O prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto, avaliou como altamente produtiva a viagem recente realizada a Brasília, onde cumpriu uma série de compromissos em ministérios e gabinetes parlamentares. O objetivo, segundo ele, foi tratar de demandas prioritárias do município nas áreas de educação, infraestrutura e captação de recursos federais. Ele esteve acompanhado pelos secretários municipais de Obras e da Fazenda, Sérgio Lima e Geferson Pavinatto, e pela diretora administrativa Simone Castelli. FORMALIZAÇÃO DA ESCOLA MANOEL DA NÓBREGA Durante a passagem pela capital federal, o prefeito esteve no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), onde apresentou a solicitação de formalização da Escola Manoel da Nóbrega como unidade municipal de ensino. "Assumimos a escola a partir de 2025, e agora buscamos o reconhecimento e o acesso aos recursos federais que o município tem direito por meio do FNDE", explicou Prezzotto. Outro avanço importante foi relacionado à aquisição de máquinas pesadas para reforçar a frota municipal e apoiar os trabalhos de manutenção de estradas do interior. "Avançamos na tratativa para a compra de uma escavadeira hidráulica e uma retroescavadeira, que serão fundamentais para ampliar nossa capacidade de resposta na infraestrutura urbana e rural", destacou o prefeito. APOIO PARLAMENTAR O prefeito manteve ainda reuniões com diversos deputados federais, entre eles Luciano Zucco, Bibo Nunes, Luiz Carlos Busato, Pedro Westphalen, Afonso Hamm, Giovani Cherini, Osmar Terra, Marcelo Moraes, Francine Bayer, Danrlei de Deus, Daniel Trzeciak, Marcel Van Hatten, Lucas Redecker, Ubiratan Sanderson, Covatti Filho e Any Ortiz, para a solicitação de emendas parlamentares, especialmente voltadas à área da saúde. "Fomos muito bem recebidos e apresentamos os projetos prioritários do município. As emendas são essenciais para viabilizar investimentos e garantir que o município continue avançando", afirmou Prezzotto. GESTÃO EFICIENTE E FOCO EM RESULTADOS Prezzotto reforçou que a administração municipal mantém o foco na busca de recursos e na execução de obras concretas. "Seguimos trabalhando com responsabilidade e resultados. É isso que a população espera: ações práticas que tragam benefícios reais para a cidade", concluiu. A Prefeitura de Getúlio Vargas segue ampliando sua presença institucional junto aos governos estadual e federal, consolidando parcerias que fortalecem o desenvolvimento local. [gallery ids="29002,29001,28999,28998,28997,28996,29000"]

DATA: 09.10.2025 CAT: Educação

Prefeitura de Getúlio Vargas antecipa ponto facultativo do Dia do Professor e do Servidor Público

Medida vale exclusivamente para a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto e unidades vinculadas   A Prefeitura de Getúlio Vargas publicou o Decreto nº 4.148, de 7 de outubro de 2025, que antecipa o ponto facultativo referente ao Dia do Professor (15 de outubro) e ao Dia do Servidor Público (28 de outubro). A data comemorativa será observada de forma unificada no dia 13 de outubro de 2025. A decisão, fundamentada no princípio da economicidade e nas disposições da Lei Municipal nº 2.780/1999, aplica-se aos servidores da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, das Escolas Municipais, do Programa AABB Comunidade, do NIAE (Núcleo Integrado de Atendimento ao Educando), do Centro Municipal da Cultura, do Ginásio Municipal Ataliba José Flores e do Centro Esportivo e Recreativo Municipal (antigo Sesi).