Getúlio Vargas abre a 4ª Semana Municipal do Idosocom palestra sobre preparação para o futuro
Evento reúne autoridades e comunidade no Centro de Convivência Natalício José Botolli e reforça a importância de envelhecer com saúde, respeito e dignidade A Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, deu início, na tarde desta segunda-feira (6), à 4ª Semana Municipal do Idoso, no Centro de Convivência do Idoso Natalício José Botolli. A solenidade marcou o início de uma programação especial voltada à valorização, ao bem-estar e à promoção da qualidade de vida da terceira idade. A programação é desenvolvida em parceria com a UBS Navegantes, Programa Rede Bem Cuidar RS e o CRAS, reforçando o compromisso do município com o envelhecimento saudável e a qualidade de vida das pessoas idosas. O evento contou com a presença da primeira-dama Maria Margarete Bianchi Prezzotto, do secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, e da diretora administrativa de Assistência Social, Rita de Cássia Pessoa da Silva, além de integrantes da Corte da Melhor Idade, representantes do CRAS, profissionais de saúde e público idoso. REFLEXÃO SOBRE O ENVELHECER Com o tema "Como você está se preparando para o futuro?", a abertura teve como destaque a palestra ministrada pelo professor e fisioterapeuta Cerineu Araldi, que falou sobre a importância de adotar hábitos saudáveis e atitudes positivas para envelhecer com qualidade. Durante sua fala, Araldi destacou que "a única maneira de não envelhecer é não viver", ressaltando que é possível viver mais e melhor com cuidados físicos, emocionais e sociais. Ele abordou o impacto da tecnologia, da medicina e da alimentação na longevidade e alertou para o excesso de sedentarismo. "Precisamos nos manter ativos. Assim como uma casa parada se deteriora, o corpo parado também enferruja. A atividade física, seja uma caminhada ou exercício orientado, é essencial para a saúde", enfatizou o palestrante O professor também lembrou que saúde não é apenas ausência de doença, mas um estado de bem-estar completo, e que a convivência em grupos e a socialização são fundamentais para a felicidade e o equilíbrio emocional. AUTORIDADES DESTACAM VALORIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA A diretora administrativa Rita de Cássia Pessoa da Silva ressaltou, em seu pronunciamento, que a Semana do Idoso "é um momento para reconhecer e agradecer àqueles que ajudaram a construir a história do município, com sabedoria e dedicação". O secretário Elgido Pasa reforçou o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável. "Queremos garantir que cada idoso de Getúlio Vargas seja respeitado, valorizado e cuidado com dignidade", afirmou. A primeira-dama Maria Margarete Prezzotto também saudou os presentes, destacando a importância da convivência e da troca de experiências: "Cada encontro como este é uma celebração da vida e da sabedoria que vem com o tempo". ABERTURA COM MÚSICA E ALEGRIA O momento cultural ficou por conta do grupo do CAPS 1 (Centro de Atenção Psicossocial Ana Deolinda Fischer), que fez uma apresentação especial sob a coordenação do professor de música, Israel Ferraz, encantando o público com canções e emoção. A atividade marcou simbolicamente o início de uma semana dedicada ao convívio, à troca de experiências e ao fortalecimento de vínculos comunitários. PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ SEXTA-FEIRA A Semana do Idoso segue até o dia 10 de outubro, com atividades diversificadas no Centro de Convivência: - Terça-feira (7) – Tarde de jogos, brincadeiras e recreação. - Quarta-feira (8) – Atividades com educadora física e lanche comunitário, com foco na qualidade de vida. - Quinta-feira (9) – Feira da Saúde, em parceria com a UBS Navegantes/Rede Bem Cuidar e o CRAS, com testes, aferições e orientações médicas, além da Roda de Conversa com a Geração Experiente. Também haverá apresentações dos projetos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como Yoga na Cadeira, exposição Mandalas do Ser, e apresentação da Banca Grupo Alegria – Saberes e Sabores da Natureza, com apresentação do Projeto: "Cuidar da saúde com o sabor e a sabedoria das plantas - Sexta-feira (10) – Encerramento com baile festivo de integração. UM COMPROMISSO COM O ENVELHECIMENTO ATIVO A Semana do Idoso é mais que uma homenagem, é um compromisso social com a valorização da experiência e da dignidade de quem ajudou a construir a história do município. Em Getúlio Vargas, o envelhecer é sinônimo de aprendizado, convivência e alegria. [gallery ids="28871,28869,28868,28867,28866"]