Busca inteligente

Encontre conteúdo e serviços em segundos

Pesquise notícias, páginas institucionais, eventos e temas mais procurados com sugestões instantâneas.

Dica: digite pelo menos 2 letras para ver sugestões rápidas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DATA: 27.06.2025 CAT: Administração

Getúlio Vargas abre inscrições para novos voluntários da Defesa Civil até 15 de julho

Serviço voluntário fortalece a resposta a desastres e amplia a rede de solidariedade no município A Prefeitura de Getúlio Vargas, em parceria com a Defesa Civil Estadual, está com inscrições abertas para o pré-cadastramento de novos voluntários da Defesa Civil, com prazo até o dia 15 de julho. A iniciativa visa ampliar a capacidade de resposta a situações de emergência ou desastres naturais na microrregião, por meio de uma rede organizada, capacitada e solidária de apoio à população. Entre as funções dos voluntários estão o apoio logístico em ações emergenciais, montagem e distribuição de kits de ajuda humanitária, transporte de materiais, auxílio em abrigos temporários. A participação é regida pela Lei do Voluntariado (Lei nº 9.608/1998) e não possui caráter remuneratório. Após o pré-cadastramento, os voluntários passam por triagem e capacitação específica oferecida pela Defesa Civil, garantindo preparo técnico e atuação segura. "A importância do cadastro de voluntários está na organização eficiente e na atuação rápida e coordenada em apoio aos órgãos de segurança. Além de fortalecer o sistema de proteção social, promove o espírito de solidariedade em momentos de maior vulnerabilidade da população", destaca o coordenador local da Defesa Civil, Vagner Chimento. QUEM PODE SE CADASTRAR: - Pessoas físicas com mais de 18 anos, dispostas a atuar em ações comunitárias e de emergência; As inscrições são feitas de forma online por meio de formulário específico: https://forms.gle/oE9PvYPpixEJtpGT6. No momento do cadastro, o voluntário deverá indicar suas habilidades, recursos e treinamentos que possui. SERVIÇO O quê: Pré-cadastro de novos voluntários da Defesa Civil de Getúlio Vargas Prazo para inscrição: Até 15 de julho de 2025 Quem pode se inscrever: Pessoas físicas maiores de 18 anos e interessadas em apoiar ações emergenciais Como se inscrever: O formulário no link: https://forms.gle/oE9PvYPpixEJtpGT6 Prazo para inscrição: até 15 de julho de 2025

DATA: 27.06.2025 CAT: Notícias Destaque

Getúlio Vargas realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitosda Pessoa Idosa com foco em equidade e participação

Evento reuniu autoridades, conselhos e comunidade para debater políticas públicas de valorização do envelhecimento   Na tarde de quinta-feira, 26 de junho, o município de Getúlio Vargas promoveu sua 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, um marco histórico na construção de políticas públicas voltadas à valorização, inclusão e dignidade da população idosa. Realizado no Salão de Atos da Prefeitura Municipal, o encontro reuniu autoridades, representantes de conselhos, instituições e a comunidade em geral, sob o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, a conferência teve como principal objetivo levantar propostas para qualificar as políticas públicas destinadas às pessoas idosas, promover a escuta social e preparar a delegação local para a etapa estadual. AUTORIDADES DESTACAM PROTAGONISMO E DIGNIDADE NO ENVELHECIMENTO A solenidade de abertura foi marcada por falas que evidenciaram a importância de ampliar a proteção dos direitos da pessoa idosa em todos os níveis do poder público. Participaram da mesa de abertura: o secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Elgido Pasa, representando o Poder Executivo; o promotor de Justiça da I Promotoria de Getúlio Vargas, Dr. João Augusto Follador; a defensora pública da Comarca, Dra. Bia Makki Weinert; o coordenador do curso de Medicina da Unideau, professor Ângelo Bós; e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Sônia Mara Tonial. Também prestigiaram o evento a primeira-dama, Margarete Prezzotto, e a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon. O secretário Elgido Pasa destacou que o cuidado com a pessoa idosa é uma das prioridades da gestão municipal, não apenas no campo da saúde, mas em todas as áreas sociais. Enfatizou a importância de políticas públicas integradas e da escuta ativa para garantir dignidade e protagonismo à população idosa. O promotor Dr. João Augusto Follador ressaltou o papel do Ministério Público na defesa dos direitos humanos, afirmando que o envelhecimento exige do Estado um olhar atento e compromissado. Para ele, eventos como a conferência fortalecem a cidadania e a democracia participativa. A defensora pública Dra. Bia Makki Weinert pontuou que garantir direitos à pessoa idosa vai além da proteção legal — é preciso assegurar o acesso efetivo a esses direitos por meio de serviços públicos eficientes e humanizados. Já o professor Ângelo Bós, representando a Unideau, frisou que a formação em saúde deve estar cada vez mais conectada às necessidades reais da população, incluindo o envelhecimento como eixo transversal nas práticas acadêmicas. A presidente do Conselho, Sônia Mara Tonial, agradeceu a presença do público e das instituições parceiras, destacando que a conferência representa um avanço na construção de um município mais justo e sensível às demandas da pessoa idosa. PALESTRA ABORDA REDE DE PROTEÇÃO E COMBATE À NEGLIGÊNCIA Logo após a abertura, os participantes acompanharam uma palestra com a assistente social Aline Bones, profissional atuante no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Com base em sua experiência na proteção social especial, Aline abordou os desafios do envelhecimento na sociedade atual e a importância de uma rede intersetorial ativa e sensível. Ela destacou que a velhice deve ser reconhecida como uma etapa legítima da vida e que o idoso é um sujeito de direitos, com voz, história e protagonismo. Abordou também questões como violência, abandono, negligência, e defendeu políticas públicas que promovam equidade e justiça social, respeitando as diversidades culturais, sociais e econômicas. EIXOS TEMÁTICOS NORTEARAM OS GRUPOS DE TRABALHO Na sequência, os participantes foram divididos em grupos para discutir os cinco eixos temáticos definidos nacionalmente, com o objetivo de levantar propostas concretas para o município. Os eixos foram: Financiamento das Políticas Públicas – Debateu-se a ampliação e garantia de recursos públicos para ações de saúde, assistência, acessibilidade e habitação, com ênfase na transparência e prioridade orçamentária. Fortalecimento das Políticas para a Proteção à Vida, à Saúde e ao Cuidado Integral da Pessoa Idosa – Enfatizou-se a humanização da saúde, o atendimento domiciliar, a qualificação das equipes e a integração entre áreas. Proteção e Enfrentamento a Todas as Formas de Violência – Foram propostas ações de combate à negligência, violência física, psicológica e financeira, com campanhas educativas, formação profissional e fortalecimento de redes de proteção. Participação Social, Protagonismo e Vida Comunitária – O grupo defendeu a criação de espaços para convivência, diálogo intergeracional e incentivo a atividades culturais e esportivas voltadas à pessoa idosa. Consolidação e Fortalecimento da Atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como Política de Estado – Discutiu-se a valorização e autonomia dos conselhos, a necessidade de formação continuada dos conselheiros e sua efetiva participação na formulação das políticas públicas. DELEGADOS REPRESENTARÃO GETÚLIO VARGAS NA ETAPA ESTADUAL Ao final da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Getúlio Vargas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o segundo semestre deste ano. Foram escolhidos como titulares: Vilson Polese e Rita de Cássia Pessoa da Silva; e como suplentes: Ângelo Bós e Fernanda Morandini. A eleição foi realizada em plenária, reforçando o caráter participativo do encontro. Os delegados levarão as propostas debatidas localmente, contribuindo para o fortalecimento das políticas públicas de proteção e valorização da pessoa idosa no estado do Rio Grande do Sul.   [gallery ids="25324,25323,25322,25321,25320,25319,25327,25318,25317"]

DATA: 24.06.2025 CAT: Notícias

Getúlio Vargas promove 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento será realizado no dia 26 de junho, no Salão de Atos da Prefeitura Municipal   O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Getúlio Vargas, em parceria com a Prefeitura Municipal, promove na próxima quinta-feira, 26 de junho, a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Com o tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação", o encontro ocorrerá das 13h às 17h, no Salão de Atos da Prefeitura. A iniciativa busca fomentar o debate em torno de políticas públicas voltadas à promoção da dignidade, cidadania e bem-estar da população idosa, valorizando o envelhecimento ativo, a diversidade cultural e o fortalecimento da participação social. A programação será voltada a conselheiros, representantes de instituições, profissionais da área, gestores públicos, além da comunidade em geral. A conferência representa um espaço de escuta e construção coletiva. É uma oportunidade para que a população idosa e demais setores da sociedade contribuam com propostas para a efetivação de direitos e melhoria das condições de vida das pessoas idosas. O evento integra as ações de preparação para as etapas estadual e nacional da conferência e servirá também para eleger os delegados municipais que representarão Getúlio Vargas no evento estadual. A participação é gratuita e aberta ao público interessado. A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é mais uma ação do município em busca de uma sociedade mais justa, inclusiva e consciente do papel fundamental que os idosos exercem na construção da história local.

DATA: 24.06.2025 CAT: Educação

Seminário do LEEI promove formação de professores da Educação Infantil na UFFS Campus Erechim

Evento contou com a participação de profissionais de Getúlio Vargas   O Seminário do LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) realizado na UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) Campus Erechim, nesta segunda-feira, 23 de junho, foi um evento significativo que reuniu educadores da região para um dia de aprendizado, trocas de experiências e visitas ao campus universitário. Representando a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Getúlio Vargas participaram a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Luciane Spanhol Bordignon; o coordenador pedagógico, David Anderson Zanoni; as orientadoras pedagógicas Luana Letícia Menta e Daniela Hoffmann; e a professora da rede municipal de ensino, Aline Fochezatto. O evento teve início pela manhã, com um momento cultural conduzido pelo Professor Me. Jorge Valdair Psidonik, técnico em Assuntos Educacionais da UFFS, que deu as boas-vindas aos participantes e fez o protocolo de abertura. Na sequência, as professoras Mestre Rosângela Fátima Dalagnol, docente de Educação Infantil no Colégio Marista Medianeira e sócia-proprietária do Kairós - Ateliê da Infância e Centro de Formação para Educadores, e a especialista Luana Rotta Confortin, professora de Ensino Fundamental no mesmo colégio, compartilharam suas valiosas experiências no campo da educação infantil. O curso "Leitura e Escrita na Educação Infantil" teve como principal objetivo capacitar os professores para o desenvolvimento de atividades que favoreçam a linguagem oral e escrita nas crianças da pré-escola. A proposta foi fortalecer a formação dos educadores para que, com mais qualidade e segurança, pudessem trabalhar com aspectos fundamentais do processo de aprendizagem, mesmo que a alfabetização não seja o foco principal dessa fase. O turno da tarde foi dedicado à visitação dos diversos espaços da UFFS Campus Erechim. Os participantes conheceram os laboratórios de Química, Microscopia e Geologia, bem como as instalações de História, Ciências, Brinquedoteca e Mapoteca. Além disso, puderam conferir uma exposição de trabalhos realizados pelas cursistas, evidenciando a dedicação e o conhecimento compartilhado durante o curso. Marcelo Luis Ronsoni, servidor da UFFS e representante do diretor do Campus Erechim, Luís Fernando Santos Corrêa da Silva, ressaltou a importância de eventos como esse, que aproximam as professoras da universidade, criando um espaço para o aprimoramento contínuo e para a troca de experiências enriquecedoras. O seminário também contou com importantes colaboradores na organização, como a Professora Dra. Adriana Salete Loss, docente da UFFS, que teve um papel fundamental na realização do evento, contribuindo ativamente para sua estruturação e desenvolvimento. COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO CONTÍNUA O seminário destacou o trabalho dedicado das formadoras municipais que, desde setembro de 2024, se engajaram nos estudos e na construção de conhecimentos com o objetivo de melhorar a educação na região. Entre elas, destacam-se Adrieli Boscheto, Aline Fochezatto, Cristiane Frosi, Deise Rigon, Gislaine Regina de Souza, Luana Reffiel Menta, Sthefany Regina Dalbosco Nunes, Tauane Danelli Baroni, Valéria Tortelli e Vanderlise Ines Prigol Reginato. A formadora municipal do polo Getúlio Vargas, Aline Fochezatto, em sua fala, enfatizou a relevância do LEEI em introduzir as crianças ao universo da linguagem escrita desde os primeiros anos de vida escolar. "O LEEI reconhece a importância de trabalhar com a linguagem escrita desde a educação infantil, mesmo que a alfabetização não seja o objetivo principal dessa etapa da educação. A familiaridade com a linguagem escrita desde cedo pode trazer benefícios para a vida toda", afirmou. A EDUCAÇÃO COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO O evento foi mais uma importante oportunidade para reforçar o papel da educação como ferramenta de transformação social. O Seminário do LEEI não só promoveu a formação técnica de professores, mas também fortaleceu o compromisso de todos os envolvidos com uma educação de qualidade, capaz de formar cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com o futuro da sociedade. [gallery ids="25265,25264,25262,25263"]

DATA: 24.06.2025 CAT: Meio Ambiente

Getúlio Vargas busca boas práticas em proteção animal com visita técnica a Passo Fundo

Equipe da Secretaria de Meio Ambiente conhece estrutura de referência no cuidado com cães e gatos Na manhã desta terça-feira, 24 de junho, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Getúlio Vargas estiveram em Passo Fundo para uma visita técnica à recém-inaugurada sede do Centro da Coordenadoria de Bem-Estar Animal e Ambulatório Veterinário daquele município. A comitiva foi composta pela coordenadora do Departamento de Bem-Estar Animal, Bianca Evelin Nath, e pelo servidor Márcio Prado. Os representantes de Getúlio Vargas foram recepcionados pela coordenadora do Bem-Estar Animal de Passo Fundo, Maria de Lurdes, que apresentou as instalações e funcionamento do novo espaço. A estrutura reúne, em um mesmo local, os serviços de atendimento clínico, setor administrativo e fiscalização ambiental, oferecendo um modelo integrado e acessível à população. ATENDIMENTO GRATUITO E ESTRUTURA COMPLETA O novo centro tem como principal proposta centralizar e facilitar o atendimento à causa animal, oferecendo consultas clínicas gratuitas para avaliação da saúde de cães e gatos, além da realização de procedimentos ambulatoriais de baixa complexidade, como curativos, aplicação de medicamentos, suturas superficiais, coletas para exames, fluidoterapia e uso de sedativos ou anestésicos locais — sempre sob a supervisão de um médico-veterinário. Procedimentos cirúrgicos, internações e anestesia geral não são permitidos no local, conforme as diretrizes estabelecidas para a unidade. Além dos ambulatórios, o espaço conta com farmácia pet, salas administrativas, área de acolhimento e o setor de fiscalização ambiental, que passa a contar com reforço no número de fiscais para melhor atuação. A proposta do centro é ampliar a efetividade das políticas públicas voltadas ao bem-estar animal e à saúde pública, com foco na prevenção, cuidado e apoio à população em situação de vulnerabilidade social. A visita técnica reforça o empenho da gestão municipal de Getúlio Vargas em buscar experiências exitosas e inovadoras que possam ser adaptadas à realidade local. A troca de experiências entre as duas cidades fortalece o compromisso com uma atuação eficiente, humanizada e responsável na proteção e cuidado com os animais. [gallery ids="25249,25248,25247"]

DATA: 23.06.2025 CAT: Fazenda

REFAZ 2025

Saiba mais sobre REFAZ 2025 no portal oficial da Prefeitura Municipal de Getulio Vargas.

DATA: 23.06.2025 CAT: Educação

Inovação e Inclusão em Foco: Fórum da Educação 2025 reúne educadores e especialistas para repensar práticas e valores pedagógicos

Evento ocorre entre os dias 23 e 25 de julho, em Getúlio Vargas, e terá conferências, oficinas e simpósios voltados à formação de professores, gestores e pesquisadores   Getúlio Vargas será sede, mais uma vez, de um dos mais relevantes encontros educacionais da região: o XXIX Fórum Municipal de Educação, XXVI Fórum Regional de Educação e XXV Fórum Nacional de Educação, que acontece de 23 a 25 de julho de 2025, no auditório da UNIDEAU. O evento é uma realização da Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD), com apoio de diversas instituições de ensino e entidades educacionais parceiras. Com o tema "Inovação e Inclusão: perspectivas e desafios educacionais contemporâneos", o evento tem como objetivo promover a formação continuada e reflexiva de profissionais da educação, propondo novos olhares sobre práticas pedagógicas, metodologias ativas e o resgate de valores que, embora atemporais, foram sendo deixados de lado. A programação contempla conferências, oficinas pedagógicas, simpósios temáticos e momentos culturais, reunindo nomes de destaque da educação e da saúde, como o professor doutor Ricardo Mariz, a professora doutora Maria Beatriz Moreira Luce e o médico neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz. "Mais do que discutir tecnologia, queremos refletir sobre inovação enquanto atitude: rever o que se fazia bem, resgatar práticas que acolhem e educam para a vida", explica a secretária municipal de Educação de Getúlio Vargas, Profª Dra. Luciane Spanhol Bordignon, que também coordena o evento. TRÊS DIAS DE IMERSÃO EM SABERES E FAZERES A cerimônia de abertura oficial está marcada para a manhã do dia 23 de julho, com a conferência de abertura com o Prof. Dr. Ricardo Mariz, que abordará os desafios e possibilidades da inovação e inclusão na educação contemporânea. À tarde, ocorre o lançamento oficial da Revista Saberes e Fazeres Educativos, seguido de simpósios. No dia 24 de julho, oficinas pedagógicas e, o dia 25, será dedicado a duas grandes conferências: pela manhã, o médico neurologista Ricardo Lorenzato Bortoluz falará sobre autismo e inclusão; à tarde, a Profª Dra. Maria Beatriz Moreira Luce discorrerá sobre educação, ciência e a realização do humano. Ao longo dos três dias, o Fórum também contará com momentos culturais, valorizando a arte como expressão formativa e integradora. FORMAÇÃO COM FOCO HUMANO Com um público-alvo que inclui professores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação, além de lideranças sociais, o Fórum busca fortalecer redes de diálogo entre instituições de ensino, fomentar a colaboração entre pares e incentivar a revisão crítica de práticas tradicionais, valorizando aquilo que realmente faz diferença na formação dos sujeitos. com apresentação da Orquestra Sinfônica Getuliense e As inscrições são realizadas exclusivamente online, com valor individual de R$ 100,00, ou R$ 80,00 para grupos com 10 ou mais participantes, até o dia 17 de julho. O pagamento é via chave Pix: pedagogico@smecd.pmgv.rs.gov.br. "A educação que transforma é aquela que escuta, que acolhe, que ousa inovar sem abandonar o essencial. Este Fórum é um convite para isso", resume a comissão organizadora, composta por representantes da SMECD, UNIDEAU, URI Erechim, UPF, IFRS, UFFS, CME e NIAE. Mais informações estão disponíveis no site da Prefeitura de Getúlio Vargas (www.pmgv.rs.gov.br) ou pelo WhatsApp (54) 99983-2078.  

DATA: 20.06.2025 CAT: Notícias

Chuvas intensas causam danos pontuais em Getúlio Vargas, mas sem desabrigados até o momento

Secretário de Obras tranquiliza população e monitora efeitos do mau tempo no interior do município   Getúlio Vargas tem enfrentado episódios de chuvas intensas nos últimos dias, mas, conforme o secretário de Obras do município, Sérgio Lima, a situação permanece sob controle. Ele informou que os danos registrados até o momento são considerados pontuais e não há, até agora, registro de famílias desabrigadas. "Temos algumas situações, mas são pontuais, isoladas", afirmou o secretário, citando casos de muros residenciais que caíram em diferentes pontos da cidade. Apesar dos estragos estruturais, não houve alagamentos de residências nem a necessidade de remoção de moradores. As estradas do interior do município, conforme o secretário, ainda permanecem transitáveis, mas o acumulado de chuvas já acende um sinal de alerta. "A situação preocupa, principalmente pelo volume de chuva que tivemos e que poderá ter", pontuou. Ele ressaltou que a equipe da Secretaria de Obras segue mobilizadas, monitorando os trechos mais críticos, especialmente nas áreas rurais, onde o risco de danos tende a ser maior. A Prefeitura de Getúlio Vargas segue em monitoramento constante e reforça que qualquer situação de emergência pode ser comunicada diretamente às equipes de obras ou à Defesa Civil do município.